Faltam insumos e indústrias têm dificuldades em atender clientes

Escassez é registrada tanto no mercado doméstico quanto internacional

Publicado em 27/10/2020 - 15:00 Por Maíra Heinen - Brasília

Falta de insumos, alta no preço de matéria-prima, problemas para atender clientes. Esses são alguns dos principais problemas enfrentados pelas indústrias no Brasil, num segundo grande efeito da pandemia. O primeiro foi a paralisação da produção.

Isso é o que revela uma sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 1º e 14 de outubro, com 27 setores industriais.

Sessenta e oito por cento das empresas consultadas estão com dificuldades para obter insumos ou matérias-primas no mercado doméstico; e 56% das empresas que utilizam insumos importados estão com dificuldades em adquirir os produtos no mercado internacional.

Com o consumidor ficando mais tempo em casa, produtos domésticos acabaram sendo os mais procurados. Assim, de acordo com a pesquisa, os mais atingidos pela falta de insumos são os setores de móveis, têxteis e produtos de material plástico.

Maria Olívia tem um grupo de compras coletivas e oferece aos clientes catálogos de produtos domésticos, como porcelanas. Ela acredita que a economia reagiu mais rápido do que o esperado e fala sobre as consequências da falta dos insumos no dia a dia de vendas.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que realmente há descompasso entre a oferta e a procura.

O preço desses materiais utilizados na indústria também aumentou para mais de 80% das empresas consultadas na pesquisa.

Segundo Marcelo Azevedo, os preços altos foram causados tanto pelo desencontro entre oferta e demanda, mas também pela recente desvalorização do câmbio brasileiro.

A situação é mais grave, segundo a CNI, entre as empresas de pequeno porte. Nesse segmento, 70% foram afetadas pela falta de insumos.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pfizer entrega mais 2,3 milhões de doses

Já foram entregues ao Plano Nacional de Imunizações 89 milhões de doses. Até o dia 30, o laboratório deve entregar mais 11 milhões para cumprir o contrato com o Ministério da Saúde. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil terá clássico com Argentina na semifinal do Mundial de Futsal

Brasileiros e argentinos jogam pela vaga na grande decisão da Copa do Mundo de Futsal na quarta-feira (29), às 14h (no horário de Brasília).

Baixar arquivo
Geral

1.600 motoristas são banidos de aplicativo

Em comunicado, a Uber informou que foram cortados da plataforma os motoristas com altas taxas de cancelamento de corridas.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil celebra títulos internacionais no tênis de mesa e no boxe

No tênis de mesa, Hugo Calderano foi campeão do WTT Star Contender de Doha (Catar). No boxe, Beatriz Ferreira ficou com o título do Mundial Militar.

Baixar arquivo
Geral

Presidente Bolsonaro testa negativo para covid-19

O presidente esteve em isolamento no Palácio da Alvorada durante os últimos cinco dias, após ter tido contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que testou positivo e segue em isolamento nos Estados Unidos. 

Baixar arquivo
Geral

Aposentandos e pensionistas têm que fazer prova de vida até 30/9

Desde julho, os servidores inativos que não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021, ou em um dos dois anos, devem regularizar sua situação cadastral.

Baixar arquivo