Faltam insumos e indústrias têm dificuldades em atender clientes

Escassez é registrada tanto no mercado doméstico quanto internacional

Publicado em 27/10/2020 - 15:00 Por Maíra Heinen - Brasília

Falta de insumos, alta no preço de matéria-prima, problemas para atender clientes. Esses são alguns dos principais problemas enfrentados pelas indústrias no Brasil, num segundo grande efeito da pandemia. O primeiro foi a paralisação da produção.

Isso é o que revela uma sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre 1º e 14 de outubro, com 27 setores industriais.

Sessenta e oito por cento das empresas consultadas estão com dificuldades para obter insumos ou matérias-primas no mercado doméstico; e 56% das empresas que utilizam insumos importados estão com dificuldades em adquirir os produtos no mercado internacional.

Com o consumidor ficando mais tempo em casa, produtos domésticos acabaram sendo os mais procurados. Assim, de acordo com a pesquisa, os mais atingidos pela falta de insumos são os setores de móveis, têxteis e produtos de material plástico.

Maria Olívia tem um grupo de compras coletivas e oferece aos clientes catálogos de produtos domésticos, como porcelanas. Ela acredita que a economia reagiu mais rápido do que o esperado e fala sobre as consequências da falta dos insumos no dia a dia de vendas.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que realmente há descompasso entre a oferta e a procura.

O preço desses materiais utilizados na indústria também aumentou para mais de 80% das empresas consultadas na pesquisa.

Segundo Marcelo Azevedo, os preços altos foram causados tanto pelo desencontro entre oferta e demanda, mas também pela recente desvalorização do câmbio brasileiro.

A situação é mais grave, segundo a CNI, entre as empresas de pequeno porte. Nesse segmento, 70% foram afetadas pela falta de insumos.

 

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo