Governo reduz impostos sobre importação de videogames

Publicado em 28/10/2020 - 16:48 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Uma boa notícia para os amantes de games: o imposto de importação sobre os videogames e acessórios para jogos eletrônicos está mais barato. Uma oportunidade, por exemplo, para dar um upgrade nos consoles e até nos monitores utilizados para jogar.  

As alíquotas, que são os percentuais utilizados para calcular o valor cobrado de imposto, caíram 10% para consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios. Na prática, as cotas de 16% a 40% agora são de 6% a 30%. 

A medida já havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro essa semana, mas está valendo desde que foi publicada no diário Oficial dessa terça-feira (27).

O secretário de Cultura, Mário Frias, disse que a redução é uma forma de valorizar o entretenimento no país.

Sonora: "A indústria do Entretenimento está sendo muito valorizada por esse governo, em especial o universo dos games. É a segunda diminuição de impostos no setor de games durante essa gestão. Em 2019, já tinha baixado de 50 para 40%. Essa redução de impostos facilita o acesso dos consumidores aos produtos".

A notícia não tão boa é que essa redução de imposto não vale para os jogos, o que Alexandre Costa acha uma pena. Ele, que atua no desenvolvimento de games numa empresa em Brasília, faz até uma sugestão: reduzir o custo de produzir os jogos e dar incentivos para a compra dos kits específicos de produção dos games poderia dar bastante retorno econômico para o país:

Sonora: "Até onde eu saiba da lei, ela não barateou o custo de produzir jogos para esses consoles. Então, se houvesse uma facilidade dessas empresas menores de  jogos adquirirem esses produtos, seria mais fácil produzir para os consoles, e aí sim a gente teria uma vantagem boa com essa redução dos impostos para o consumidor dos jogos". 

Em nota, o Ministério da Economia informou que ainda não tem informações do impacto financeiro dessa medida para o país, mas que dados relacionados a esse tema serão divulgados em breve.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo