Lojistas pedem horário reduzido em comércios até 2021

A ideia é diminuir custos já que as vendas reduziram com a pandemia

Publicado em 26/10/2020 - 15:44 Por Maíra Heinen - Brasília

Pequenos e médios lojistas querem horários reduzidos em shoppings e centros comerciais pelo menos até fevereiro do ano que vem, para diminuir custos, enquanto as vendas ainda estão reduzidas devido à pandemia.

A Ablos, Associação Brasileira dos Lojistas Satélites, enviou uma carta à Abrasce - Associação Brasileira dos Shoppings Centers, e também para as administradoras de shoppings, pedindo que as lojas de pequeno e médio porte voltem a funcionar apenas por 10 horas diárias.

Os prejuízos acumulados pelos lojistas foram apresentados na carta, como explica o presidente da Ablos, Tito Bessa Junior.

Tito classifica os pequenos lojistas como heróis e acredita que a redução dos horários, pelo menos durante a pandemia, é fator de sobrevivência de vários segmentos do varejo.

Ainda de acordo com a Ablos, para períodos de maior movimentação, como o Natal, é possível avaliar com cada empreendimento a possibilidade de estender o horário, dependendo do incremento das vendas.

A Abrasce, no entanto, defendeu em nota que a manutenção do horário estipulado pela legislação, ou seja, 12 horas diárias, torna o processo de recuperação econômica mais sustentável e colabora para a manutenção dos empregos.

Disse ainda que entende que há opiniões divergentes de lojistas, mas que são pontuais, e não refletem a realidade de todos os comerciantes.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo