Mourão defende melhoras na infraestrutura e logística para a Amazônia

Outras iniciativas foram discutidas em evento promovido pelo BNDES

Publicado em 21/10/2020 - 14:27 Por Maíra Heinen - Brasília

Mapear as cadeias de valor na região da Amazônia, para que investidores possam colocar recursos em projetos sustentáveis e também melhorar a infraestrutura e logística para a região. Essas iniciativas foram defendidas pelo vice-presidente Hamilton Mourão, nesta quarta-feira (21), em evento realizado pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Mourão e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participaram de uma live mediada pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano. O painel faz parte da Semana BNDES Verde, que discute desenvolvimento com respeito à biodiversidade e povos da floresta.

Damares Alves comentou sobre o projeto Abrace o Marajó, lançado em março deste ano com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico dos 16 municípios paraenses que compõem o Marajó, numa parceria entre o ministério e o BNDES. A ministra também alertou sobre os baixos índices de desenvolvimento humano em toda a região.

Para o general Hamilton Mourão, com a identificação das cadeias de valor e os investimentos, a população da amazônia pode ficar menos dependente de programas sociais do governo, recuperando a dignidade.

Dados sobre o combate a irregularidades ambientais na região por meio da Operação Verde Brasil 2 também foram apresentados, mas Mourão fez a ressalva de que repressão única e simples não basta. Segundo ele, são necessários regularização fundiária e investimentos para a diminuição das irregularidades.

Na mesma linha, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, defendeu que investidores valorizem a região Amazônica e que busquem informações para a aplicação do dinheiro na região. Segundo ele, é desta maneira a região será preservada.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo
Educação

Língua Brasileira de Sinais ainda é pouco difundida no Brasil

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há 19 anos como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, ainda é pouco difundida no país. Quem não convive diretamente com essa parcela da população dificilmente aprende Libras. 

Baixar arquivo
Cultura

Lançamento do álbum Nevermind, do Nirvana, completa 30 anos

Em 24 de setembro de 1991, a banda Nirvana lançou o álbum Nevermind. Na capa, a foto de um bebê mergulhando como se fosse alcançar uma nota de US$ 1.

Baixar arquivo