logo Radioagência Nacional
Economia

Novo tipo de transferência bancária estará disponível em novembro

Cadastro para a chave PIX começa na próxima segunda
Baixar
Nelson Lin
02/10/2020 - 15:14
São Paulo

A partir de novembro, uma nova modalidade de transferência e pagamento bancário vai estar disponível para todas as pessoas físicas e jurídicas. Mas o cadastro para a chave Pix, este meio de pagamento digital instantâneo, vai começar já na próxima segunda-feira, dia 05.

Desde 19 de agosto, instituições financeiras já oferecem o pré cadastramento aos seus clientes, e quem já aderiu ainda precisa confirmar o cadastramento. 

As principais vantagens do PIX são a de permitir transferências bancárias 24 horas por dia, 07 dias por semana e a opção de uso estará disponível nos aplicativos ou internet banking de todos os bancos do país.

Para as pessoas físicas que fizerem a transferência por essa modalidade, o uso será gratuito, mas pessoas jurídicas ou pessoas físicas que receberem pagamentos de serviços ou mercadorias poderão ser tarifados, de acordo com resolução publicada pelo Banco Central nesta sexta-feira (2).

Para que regras sejam mais claras, a Febraban irá apresentar proposta ao Banco Central de que o limite de gratuidade do Pix para pessoas físicas seja para 30 transações por mês.

Atualmente o processo de transferência bancária, seja pelo DOC ou TED requer uma série de dados: número da conta, agencia, banco e CPF ou CNPJ. Ao fazer o cadastramento da chave Pix, através do número do celular, CPF ou CNPJ, e-mail ou código alfanumérico EVP, sua conta estará identificada por um desses dados somente e a pessoa poderá fazer transferência ou receber pagamentos dando seu número de celular por exemplo, ou gerando um QR Code através do código alfanumérico EVP. 

De acordo com Leandro Vilain, diretor de Política e Negócios da Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, essa modalidade de pagamento é mais rápida barata e segura e o objetivo é fazer a inclusão das pessoas para o sistema financeiro.

A chave Pix que o cliente de um banco gerar agora será única para cada conta, isto é, se a pessoa utilizar o número de celular para cadastrar uma conta, não poderá utilizar o mesmo número de celular para outra conta de sua titularidade. 

Cabe ressaltar que as atuais modalidades de transferência, DOC e TED continuarão existindo.

 

x