Pix chega trazendo vantagens em transações bancárias sobre os bancos

Operação no Pix é concluída em no máximo 10 segundos, 24h/dia

Publicado em 16/10/2020 - 15:54 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Você sabe o que é Pix? É uma nova transação que está chegando ao Brasil depois de já ter sido implementada em vários países.

A promessa é de que chegue trazendo uma série de vantagens na hora de fazer transferências e receber dinheiro. É que com o Pix a operação bancária é concluída em no máximo 10 segundos. Além do mais, o sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana, o que coloca fim à espera de que os saldos caiam na conta quando as operações forem feitas durante o fim de semana e feriados.

O economista e presidente do conselho de economia do Distrito Federal, César Bergo, destaca algumas vantagens de aderir ao PIX:

Essa nova funcionalidade também elimina de uma vez por todas as necessidades de cadastrar número de conta, agência e CPF na hora de receber uma transação. Com o PIX, você precisará informar apenas a chave cadastrada, que poderá ser, o seu CPF, que já é um número memorizado, telefone ou ainda um endereço de e-mail.

Caso você não queira nenhuma dessas chaves, os bancos ainda podem gerar uma com números aleatórios você.

Mas atenção, quem não se sentir à vontade poderá continuar usando as transações já tradicionais, como TED, DOC e pagamento de boletos, por exemplo, sem que nenhum cliente seja prejudicado.

Para pessoas físicas, tanto o cadastro quanto o uso do PIX não terão nenhum tipo de taxa. E se você estiver se perguntando o que os bancos ganham, já que a operação não tem custos, o economista Cesar Bergo vai tirar essa dúvida:

O Pix começa a funcionar efetivamente no Brasil no dia 16 de novembro. De acordo com o último balanço do Banco Central, divulgado nessa quinta-feira, mais de 36 milhões e meio de pessoas já haviam feito o cadastro de chaves.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Segurança

PF prende 24 pessoas em operação contra pornografia infantil

24 pessoas foram presas na segunda fase da operação Lobos, realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira, para reprimir abuso sexual infantil na darkweb. Os sites eram utilizados por quase 2 milhões de usuários, em todo o mundo.

Baixar arquivo
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo