Pix chega trazendo vantagens em transações bancárias sobre os bancos

Operação no Pix é concluída em no máximo 10 segundos, 24h/dia

Publicado em 16/10/2020 - 15:54 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Você sabe o que é Pix? É uma nova transação que está chegando ao Brasil depois de já ter sido implementada em vários países.

A promessa é de que chegue trazendo uma série de vantagens na hora de fazer transferências e receber dinheiro. É que com o Pix a operação bancária é concluída em no máximo 10 segundos. Além do mais, o sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana, o que coloca fim à espera de que os saldos caiam na conta quando as operações forem feitas durante o fim de semana e feriados.

O economista e presidente do conselho de economia do Distrito Federal, César Bergo, destaca algumas vantagens de aderir ao PIX:

Essa nova funcionalidade também elimina de uma vez por todas as necessidades de cadastrar número de conta, agência e CPF na hora de receber uma transação. Com o PIX, você precisará informar apenas a chave cadastrada, que poderá ser, o seu CPF, que já é um número memorizado, telefone ou ainda um endereço de e-mail.

Caso você não queira nenhuma dessas chaves, os bancos ainda podem gerar uma com números aleatórios você.

Mas atenção, quem não se sentir à vontade poderá continuar usando as transações já tradicionais, como TED, DOC e pagamento de boletos, por exemplo, sem que nenhum cliente seja prejudicado.

Para pessoas físicas, tanto o cadastro quanto o uso do PIX não terão nenhum tipo de taxa. E se você estiver se perguntando o que os bancos ganham, já que a operação não tem custos, o economista Cesar Bergo vai tirar essa dúvida:

O Pix começa a funcionar efetivamente no Brasil no dia 16 de novembro. De acordo com o último balanço do Banco Central, divulgado nessa quinta-feira, mais de 36 milhões e meio de pessoas já haviam feito o cadastro de chaves.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo