Brasil teve saldo de 231 mil novos empreendimentos em outubro
Levantamento do número de empresas registradas no país mostrou que, no mês de outubro, o Brasil teve saldo de 231 mil novos empreendimentos. Os dados são do Mapa de Empresas, uma ferramenta digital do Ministério da Economia.
O resultado é positivo porque mais de 320 mil novos empreendimentos abriram no mês, enquanto 89 mil fecharam. 82% dos novos negócios, que entraram em operação no mês, são de microempreendores individuais. 13 milhões de pessoas estão desempregadas no país.
A falta de oportunidades no mercado formal leva os trabalhadores a abrirem um negócio próprio. É o chamado Empreendedorismo por Necessidade. As atividades econômicas que mais cresceram foram o comércio varejista de bebidas, transporte de cargas e promoção de vendas.
Segundo o Mapa de Empresas, divulgado nesta segunda-feira (09) pelo Ministério da Economia, o Amapá, que atualmente vive uma crise pela falta de energia, que já dura sete dias, foi o estado que mais abriu empresas: 15% a mais no mês passado se comparado com setembro.
No Tocantins, o que se destacou foi o crescimento do número de negócios fechados: 19% a mais em relação ao mês anterior. Em outubro, o Brasil atingiu o menor tempo para se abrir uma empresa em 2020. O empreendedor levou, em média, 2 dias e 17 horas.