Ministério da Economia prevê recuo menor do PIB para 2020

Projeção de queda passou de 4,7% para 4,5%

Publicado em 17/11/2020 - 14:25 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

A previsão de queda no Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 - soma de todos os bens e serviços produzidos no país, sofreu uma leve melhora e chegou a menos 4,5%. Já a projeção da inflação chegou aos 3,1%, puxada pelo aumento no preço dos alimentos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Economia.

A melhora de 0,2 pontos percentuais na previsão do PIB deste ano ocorreu, segundo o governo, por causa da melhoria nas estimativas para o 3º trimestre do ano, com a recuperação da indústria e do comércio varejista em níveis pré-crise. O destaque vai para a agricultura, que deve crescer 4,4% em relação a 2019, atingindo uma safra recorde.

Com isso, a previsão de queda do PIB saiu de 4,7%, em setembro, para 4,5%, em novembro. A indústria, após uma queda de 27% entre março e abril, está com uma atividade 0,2% acima do mês de fevereiro, devido ao crescimento de 22% no 3º trimestre. Já o varejo, após cair 8,5% no 2º trimestre do ano em relação ao período anterior, avançou 17% em julho, agosto e setembro.

O secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, argumentou que a recuperação é visível, apesar do grau de incertezas causado pela crise sanitária.

O setor de serviços, o mais impactado pela crise, teve uma alta de 8,6% no 3º trimestre deste ano, recuperando apenas parte da queda de 15,5% no trimestre anterior. Os dados são baseados nas pesquisas mensais do IBGE.

Já a inflação prevista para este ano, que em setembro estava em 1,8%, passou para 3,1%, segundo boletim divulgado nesta terça-feira. A alta foi causada pelo aumento de 18% no preço dos alimentos em outubro, no acumulado dos últimos 12 meses. Os preços dos demais bens e serviços contribuíram para manter a previsão da inflação dentro da meta do Banco Central.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo