Paulo Guedes diz que Brasil está saindo da recessão

Previsão é de um ano e meio para alcançar desenvolvimento sustentável

Publicado em 13/11/2020 - 21:28 Por Leandro Martins - Brasília

O Brasil está oficialmente saindo da recessão. A declaração é do ministro da Economia, Paulo Guedes, feita nesta sexta-feira durante o 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior - Enaex.

Guedes argumentou que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”.

No entanto, o ministro avalia que o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável, com ampliação da capacidade produtiva, e não apenas uma nova onda de consumo.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central divulgado nesta sexta (13) mostrou crescimento de quase 9,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%.

Paulo Guedes citou ainda a criação de 300 mil empregos em setembro, apontando que, em anos anteriores, a perda de postos de trabalho foi maior do que a atual.

Durante o Encontro Nacional do Comércio Exterior, o ministro também defendeu o controle das contas públicas, por meio do teto de gastos, como única maneira de evitar o aumento de impostos. E elogiou o comportamento dos servidores públicos, que aceitaram o congelamento dos salários neste ano de pandemia.

 

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo