Paulo Guedes diz que Brasil está saindo da recessão
O Brasil está oficialmente saindo da recessão. A declaração é do ministro da Economia, Paulo Guedes, feita nesta sexta-feira durante o 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior - Enaex.
Guedes argumentou que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”.
No entanto, o ministro avalia que o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável, com ampliação da capacidade produtiva, e não apenas uma nova onda de consumo.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central divulgado nesta sexta (13) mostrou crescimento de quase 9,5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%.
Paulo Guedes citou ainda a criação de 300 mil empregos em setembro, apontando que, em anos anteriores, a perda de postos de trabalho foi maior do que a atual.
Durante o Encontro Nacional do Comércio Exterior, o ministro também defendeu o controle das contas públicas, por meio do teto de gastos, como única maneira de evitar o aumento de impostos. E elogiou o comportamento dos servidores públicos, que aceitaram o congelamento dos salários neste ano de pandemia.