Arrecadação federal tem melhor novembro em seis anos
A arrecadação de impostos pelo governo em novembro teve alta de 7,31% em relação ao mesmo mês de 2019. Foram mais de R$ 140 bilhões arrecadados, o melhor resultado obtido em novembro nos últimos seis anos.
Foi o quarto mês seguido de arrecadação crescente em 2020, depois de seis meses consecutivos de queda de tributos por causa do coronavírus.
Segundo a Receita Federal, os valores indicam uma recuperação da economia e também o pagamento de tributos adiado no início da pandemia.
Claudemir Malaquias, chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, explica o crescimento do mês de novembro.
Mas mesmo com alta arrecadação no mês passado, o acumulado do ano, de janeiro a novembro, foi 7,95% inferior ao mesmo período de 2019. O recolhimento de impostos federais chegou R$ 1,320 trilhão no ano passado.
A produção industrial, com crescimento de 1%, e a venda de bens, em 6%, ajudaram a impulsionar a arrecadação em novembro. Já a venda de serviços se manteve em queda, 7,4%, e as importações recuaram 5,3%.