Guedes: vacinação é agora o principal capítulo no combate à Covid-19

O ministro da Economia fez um balanço sobre as ações contra a doença

Publicado em 18/12/2020 - 13:44 Por Maíra Heinen - Brasília

Durante balanço apresentado nesta sexta-feira (18), o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou que o principal capítulo no combate contra a covid-19 vem agora, com a vacinação.

Guedes disse que o ano começou cheio de promessas, porque 2019 havia terminado com a reforma da Previdência e o Ministério da Economia já havia enviado a reforma administrativa ao Congresso, mas a agenda acabou mudando.

Segundo ele, houve um giro de 180 graus, deixando as chamadas reformas estruturais para o estabelecimento de medidas emergenciais, de combate à covid-19.

De acordo com o ministro, no dia em que foi anunciada a pandemia, o Ministério da Economia conseguiu R$ 5 bilhões para o combate à covid-19. O valor saiu de emendas parlamentares e foi enviado ao Ministério da Saúde.

Durante o balanço, o ministro também falou da ajuda emergencial às camadas mais vulneráveis a população, com o auxílio emergencial, do trabalho da Receita federal em impedir a exportação dos produtos, como ventiladores pulmonares, e ainda a redução de tarifas de mais de 500 produtos médicos hospitalares.

Guedes também elogiou o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada durante a pandemia, que, segundo ele, ajudou a preservação do emprego formal.

Para Guedes, 2020 foi ano extremamente difícil, mas ele elogiou a resiliência do povo brasileiro e disse ainda que os sinais vitais da economia no país foram preservados.

Apesar do aumento de gastos públicos em 2020, Guedes reiterou a defesa do compromisso com as reformas estruturais depois da pandemia.

E para 2021, também prevê uma recuperação com base no consumo e uma retomada do crescimento sustentável baseado nos investimentos.

 

Últimas notícias
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo