IBGE: 25% do PIB estava concentrado em 8 municípios em 2018

Nessas cidades, vivem 15% da população brasileira

Publicado em 16/12/2020 - 11:38 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Quase 25% do PIB, o Produto Interno Bruto brasileiro, estava concentrado em apenas oito municípios brasileiros em 2018. Nessas cidades, também viviam, aproximadamente, 15% da nossa população. E para se chegar à metade de toda a riqueza produzida no país, era preciso reunir os 71 municípios com os maiores PIBs. Os dados são do IBGE.

Na liderança absoluta, permanece a cidade de São Paulo, que respondeu por 10,2% do PIB nacional, seguida pelo Rio de Janeiro, com 5,2%, e Brasília com 3,6%. No entanto, este grupo tem perdido ligeiramente a participação ao longo dos anos. Em 2002, apenas quatro cidades já respondiam por um 1/4 do PIB, e as 25 maiores economias municipais por mais de 40% das riquezas. Em 2018, isso caiu para 35,3%.

As principais alterações, nessa listagem de 25, foram a entrada do município de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a saída de Belém, capital do Pará, restando apenas Manaus como representante da Região Norte.

O pesquisador do IBGE Luiz Antônio de Sá destaca ainda a presença de 10 municípios paulistas, além da capital. Um deles é Osasco, que passou da décima sexta para a oitava posição e teve a maior densidade econômica do país, produzindo mais de R$ 1 bilhão a cada quilômetro quadrado, bem acima dos 824 mil aferidos como média nacional.

Como resultado dessa ligeira desconcentração, entre 2002 e 2018, o número de municípios que somavam até metade da economia foi ampliado: na Região Norte, de seis para nove; no Nordeste, de 25 para 29; no Sudeste, de 13 para 18; no Sul, de 31 para 35; e, no Centro-Oeste, de um para três. Ainda assim, manteve-se o padrão da maior parte da riqueza ser produzida em poucas cidades.

Os cerca de 1300 municípios com menores PIBs responderam, em 2018, por apenas 1% do Produto Interno Bruto, apesar de abrigarem 3,1% da população brasileira. O pesquisador do IBGE destacou que também permaneceu a desigualdade regional.

Para evidenciar essa desigualdade, o IBGE comparou três importantes zonas do país que ficam em regiões diferentes. Enquanto, a cidade-região de São Paulo respondeu por 24% do PIB nacional, a Amazônia Legal ficou com 8,8% e o semiárido nordestino com 5,2%.

 

 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo