Leilão da Cedae deve acontecer em abril
Marcado para o dia 30 de abril de 2021, o leilão para a concessão da distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto no Rio de Janeiro. Desde meados da década de 1970 esses serviços são prestados pela Cedae, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos. O edital foi publicado pelo governo fluminense, na edição do Diário Oficial do estado, desta terça-feira (29), e prevê que os interessados em participar do certame devem encaminhar as propostas até o dia 27 de abril.
Na véspera do Natal, em transmissão nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre a importância da concessão da Companhia.
Serão oferecidas as concessões para exploração dos serviços pelo período de 35 anos, em 35 municípios fluminenses, que foram divididos em 4 blocos, de acordo com a modelagem de venda feita pelo BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Os municípios terão direito a receber 3% das tarifas pagas pelos consumidores às concessionárias. Em caso de ágio sobre o valor mínimo do leilão, estimado em cerca de R$ 10 bilhões, o estado ficará com 50% da quantia excedente, e o restante será repartido pelas cidades.
Os contratos preveem, entre outros pontos, investimento mínimo de aproximadamente R$ 2 bilhões na infraestrutura de saneamento básico em comunidades carentes do estado.