OCDE prevê retração da economia brasileira em 2020

Porém, entidade vê otimismo para 2021 e indica retomada

Publicado em 17/12/2020 - 10:21 Por Renata Martins - Brasília

A Organização Internacional para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou um documento que prevê retração na economia brasileira este ano, mas indica retomada do crescimento econômico e saldo positivo já em 2021.

Pelas projeções da OCDE, o Brasil fechará 2020 com PIB de -5,0%, já no próximo ano a previsão é que o Produto Interno Bruto cresça 2,6%.

Nessa quarta-feira (16), o organismo apresentou um novo relatório sobre o Brasil, no qual afirma que o governo brasileiro reagiu de maneira decisiva à crise da covid-19, apoiando, sobretudo, os mais vulneráveis.

Segundo a OCDE, as medidas terão reflexos positivos de longo prazo.

A organização internacional apresenta recomendações, uma espécie de dever de casa para o Brasil.

Entre as propostas está a revisão dos gastos púbicos, com a redução de subsídios e isenções fiscais para empresas, por exemplo. Segundo a OCDE, essa política corresponde a cerca de 5% de todo o Produto Interno Bruto brasileiro.

A organização critica a alta carga tributária, propõe o avanço das reformas, como a fiscal, e políticas de capacitação para preparar os trabalhadores para as mudanças que estão pela frente.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o diagnóstico da OCDE está alinhado com as ações do governo porque destaca a importância de avançar com reformas econômicas. Guedes disse, ainda, que o cenário provocado pelo novo coronavírus foi desafiador e lembra que o país gastou mais de 8% em déficit primário nas ações de combate à pandemia.

Não é só de corte de gastos que fala o relatório da OCDE. A organização sugere que o Brasil amplie o número de beneficiários e o valor do Bolsa família e invista em fiscalização para conter crimes ambientais.

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, disse que o Brasil tem potencial para liderar o caminho de reconstrução da economia global de forma mais sustentável e inclusiva.

A saúde da economia brasileira e mundial depende também de uma população imunizada contra o novo coronavírus.

Para Álvaro Pereira, diretor da OCDE, a aplicação da vacina nos próximos meses é fundamental para a recuperação da economia.

A organização estima que, sem o sucesso da vacinação, a economia mundial pode crescer entre 1% e 2% a menos.

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo