A Receita Federal e a Prefeitura de São Paulo estão realizando mais uma operação de combate a produtos piratas.
A ação se concentra em um shopping no Brás, no centro da capital paulista, famoso pelo comércio principalmente de roupas e calçados.
Vários produtos falsificados de marcas famosas foram apreendidos. Nesta segunda-feira (7), os fiscais percorreram 35 lojas, e em 34 delas foram localizados produtos falsificados.
Mas a operação ainda está longe de acabar. A meta é fiscalizar cerca de 300 lojas em até duas semanas.
A Receita Federal ainda não tem um balanço preliminar do total de produtos apreendidos nesse primeiro dia. A estimativa é de que, até o final da operação, sejam retidas mercadorias num total de R$ 300 milhões.
São caixas e mais caixas de bolsas, tênis e roupas que estão sendo levadas para um galpão da Receita Federal em São Paulo, e depois devem ser destruídos por serem falsificados.
Além disso, a prefeitura pode caçar o alvará de funcionamento e interditar as lojas que foram flagradas com produtos piratas.
A operação foi batizada como "Segunda Dose", porque é a segunda vez que esse mesmo shopping que abriga quiosques de venda e depósitos de mercadorias é alvo de uma operação.
O nome também é uma analogia às vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o coronavírus, e que precisam de uma segunda dose para garantir a imunização.
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo Fachada da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Foto:Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Prefeitura de Estreito. Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Carteira de trabalho digital.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)