Invalid Scald ID.

Taxa de desemprego chega a 14,1% em outubro, segundo IBGE

Com 13,8 milhões de desempregados, aumento é de 36% em seis meses

Publicado em 01/12/2020 - 15:28 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego chegou a 14,1%, em outubro, segundo dados da Pnad Covid, divulgada nesta terça-feira (1) pelo IBGE. Com isso, o Brasil encerrou o décimo mês do ano com um contingente de 13,8 milhões de desempregados. Em relação a maio, são cerca de 3,6 milhões de pessoas a mais, um salto de quase 36% em seis meses. Frente a setembro, a alta ficou em 2,1%. 

Ainda assim, o levantamento revela um aumento na força de trabalho, ou seja, na população apta a trabalhar, que chegou a 97,9 milhões em outubro, alta de 1,5 % frente a setembro e de 3,6 por cento na comparação com maio.

Já o número de pessoas fora da força de trabalho ficou em 72,7 milhões, o que significa uma redução de 1,9% em relação ao mês anterior e de 3,5% se comparado a maio.

Entre os fatores que contribuíram para a alta no desemprego, a coordenadora do estudo do IBGE, Maria Lúcia Vieira, destaca a flexibilização das medidas de isolamento social, impostas para conter a disseminação do coronavírus. A pesquisadora ressalta, ainda, que o aumento na procura por trabalho é um movimento natural do segundo semestre.

A pesquisa mostrou que cerca de 9,7 milhões de brasileiros não seguiram qualquer medida de restrição contra a covid em outubro. Segundo a pesquisadora, o número representa 4,6% do total da população e um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Outro dado que indica a queda do distanciamento social é o percentual de pessoas que estavam afastadas do local de trabalho. Em outubro, eles representavam 2,8%, enquanto em maio essa parcela era de 18,6%.

O estudo também analisou os números relacionados aos testes para diagnósticos da covid-19. Até outubro, 25,7 milhões de pessoas, ou 12,1% da população, fizeram algum teste para saber se estavam infectadas. Até setembro, o contingente era de 21,9 milhões.

Entre os testados, 5,7 milhões tiveram resultado positivo no mês analisado.

 

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo