Cidades do litoral do RJ aumentam restrições para conter a covid-19

Publicado em 10/01/2021 - 14:06 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Mesmo com o aumento do número de casos do novo coronavírus em todo o país, tem sido grande a movimentação de turistas em Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos e na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Estes três locais são considerados detentores das mais belas praias do estado.

Entre as restrições impostas pelas prefeituras para conter o avanço da covid-19, estão a exigência de comprovante da hospedagem, contrato de locação ou comprovante de residência para entrar na cidade. A documentação tem que ser apresentada nas barreiras sanitárias, montadas nas entradas desses locais. Se a pessoa não tiver o documento, é obrigada a voltar.

Em Búzios, a média é de 70 carros impedidos de entrar na cidade por dia. Na Ilha Grande, o turismo de apenas um dia está proibido até a próxima terça-feira (12), e Cabo Frio exige, a partir desta segunda-feira (11), o teste negativo de covid-19 para entrar na cidade.

O secretário de Turismo de Búzios, Romano Lorenzi, acrescenta que, nas praias, a guarda municipal fiscaliza o distanciamento entre as cadeiras na areia, enquanto na famosa Rua das Pedras, no centro de Búzios, equipes evitam aglomerações.

Na Ilha Grande, o desafio é fiscalizar as muitas embarcações que fazem o transfer de turistas e também passeios pelas praias. Mas, segundo o superintendente de Desenvolvimento Turístico da TurisAngra, Ulisses Covas, os responsáveis por essas embarcações têm colaborado e respeitado o limite de transportar até 50% da capacidade, e ressalta que os protocolos sanitários foram intensificados.

A 13ª edição do mapa de risco da covid-19, divulgada pelo governo do estado do Rio de Janeiro nesse sábado (9), classifica Búzios e Cabo Frio com a bandeira laranja, de risco moderado para a doença. Ilha Grande está com bandeira vermelha, considerada de alto risco sanitário.

Últimas notícias
Justiça

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo
Educação

Superdotação: desafio é identificar pessoas com altas habilidades

O dia 10 de agosto é o dia Mundial da Superdotação. No Brasil, mais de 24 mil crianças foram identificadas como superdotadas. Mas esse número pode ser muito maior.

Baixar arquivo
Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Esportes

Começa a etapa regional, de Brasília, das Paralimpíadas Escolares 2022

Etapa nacional das Paralimpíadas Escolares começa dia 23 de novembro, em São Paulo. Os estudantes podem participar de 24 modalidades como basquete em cadeiras de rodas, parabadminton e Golbol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Santa Catarina: ciclone extratropical deixa estragos em várias cidades

O fenômeno causou rajadas de vento de cerca de 90 quilômetros por hora. Algumas cidades, como a capital Florianópolis, registraram precipitação de quase 200 milímetros nas últimas 24 horas.

Baixar arquivo