Cidades do litoral do RJ aumentam restrições para conter a covid-19

Publicado em 10/01/2021 - 14:06 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Mesmo com o aumento do número de casos do novo coronavírus em todo o país, tem sido grande a movimentação de turistas em Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos e na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Estes três locais são considerados detentores das mais belas praias do estado.

Entre as restrições impostas pelas prefeituras para conter o avanço da covid-19, estão a exigência de comprovante da hospedagem, contrato de locação ou comprovante de residência para entrar na cidade. A documentação tem que ser apresentada nas barreiras sanitárias, montadas nas entradas desses locais. Se a pessoa não tiver o documento, é obrigada a voltar.

Em Búzios, a média é de 70 carros impedidos de entrar na cidade por dia. Na Ilha Grande, o turismo de apenas um dia está proibido até a próxima terça-feira (12), e Cabo Frio exige, a partir desta segunda-feira (11), o teste negativo de covid-19 para entrar na cidade.

O secretário de Turismo de Búzios, Romano Lorenzi, acrescenta que, nas praias, a guarda municipal fiscaliza o distanciamento entre as cadeiras na areia, enquanto na famosa Rua das Pedras, no centro de Búzios, equipes evitam aglomerações.

Na Ilha Grande, o desafio é fiscalizar as muitas embarcações que fazem o transfer de turistas e também passeios pelas praias. Mas, segundo o superintendente de Desenvolvimento Turístico da TurisAngra, Ulisses Covas, os responsáveis por essas embarcações têm colaborado e respeitado o limite de transportar até 50% da capacidade, e ressalta que os protocolos sanitários foram intensificados.

A 13ª edição do mapa de risco da covid-19, divulgada pelo governo do estado do Rio de Janeiro nesse sábado (9), classifica Búzios e Cabo Frio com a bandeira laranja, de risco moderado para a doença. Ilha Grande está com bandeira vermelha, considerada de alto risco sanitário.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo