Economia brasileira cresceu 1,1% em novembro de 2020

Cálculos do Monitor do PIB da FGV destaca consumo de bens duráveis

Publicado em 21/01/2021 - 17:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A economia brasileira cresceu 1,1% no mês de novembro de 2020, pelos cálculos do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas. Esse resultado significa a manutenção da trajetória de retomada, com incremento de 4,4% no trimestre encerrado em novembro, frente aos três meses anteriores. Já na comparação com novembro de 2019, o saldo é negativo em 0,6%. Mesmo assim, o resultado representa a menor queda nessa avaliação entre os anos, desde o início da pandemia.

Na comparação com outubro, os três grandes setores da economia: agropecuária, indústria e serviços, apresentaram crescimento. Já o consumo das famílias caiu, tanto na comparação entre os meses, quanto com relação ao ano anterior. Segundo o pesquisador associado da FGV Claudio Considera, o quadro foi resultado principalmente da baixa procura dos serviços, ainda por causa do isolamento social imposto pela Covid-19.

Mas ele destaca que o consumo de bens duráveis subiu 8,9% em novembro, o que também deve ser um reflexo da pandemia

Os investimentos também voltaram a crescer, fechando o trimestre com resultado positivo de 1%, puxado pela compra de máquinas e equipamentos para a indústria da transformação.

Mas os bons resultados estão dentro da expectativa, e não modificam a previsão de queda geral do produto interno bruto de cerca de 4% em 2020.

O Monitor do PIB é um indicador que antecipa as tendências econômicas, a partir das mesmas fontes usadas pelo IBGE para calcular a soma oficial de todos os bens e serviços produzidos no país.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo
Geral

Divulgada a lista de aprovados do concurso para o Censo 2022, do IBGE

Agora a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

Baixar arquivo
Economia

Equipe econômica aumenta previsão de alta para a inflação deste ano

De acordo com o Relatório de Receitas e Despesas do segundo bimestre, a inflação que, na previsão anterior, encerraria o ano em 6,5%, agora deve chegar a 7,9%, mais que o dobro do centro da meta de inflação anunciada para este ano, que seria de 3,5%. Já a previsão da taxa Selic subiu de 11,6% ao ano para 12,2%.

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro é o 1º caso de varíola dos macacos registrado na Alemanha

O rapaz, de 26 anos, viajou também para Portugal e Espanha antes de chegar a Alemanha. Ele estava há uma semana em Munique, cidade ao sul do país. A informação foi divulgada pelo Instituto de Microbiologia de Bundeswehr, ligado às forças armadas alemãs.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Agricultura lança campanha de promoção do produto orgânico

A campanha tem como objetivo detalhar os mecanismos de controle da qualidade orgânica que são utilizados no Brasil. Ou seja, ajudar o consumidor a identificar se determinado produto no mercado é orgânico e também a reconhecer as fraudes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frio começa a perder força na área central do país

O deslocamento de uma frente fria sobre o litoral da Bahia, associada a alta convergência de umidade vinda do Oceano Atlântico, vai favorecer a ocorrência de fortes chuvas no norte da região Nordeste.

Baixar arquivo