IBGE: Prévia da inflação oficial fica em 0,78% em janeiro

É o maior resultado desde janeiro de 2016; alimentos pressionam índice

Publicado em 26/01/2021 - 13:39 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, considerado a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,78% em janeiro. A taxa é inferior à observada em dezembro de 2020, mas superior à registrada no primeiro mês do ano passado. Este também foi o maior resultado para o mês de janeiro desde 2016, quando o índice ficou em 0,92%.

Os dados, divulgados nesta terça-feira pelo IBGE, indicam que, em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,3%, acima do registrado nos 12 meses imediatamente anteriores.

Os alimentos seguem pressionando a inflação no país. Embora a alta nos preços do grupo de alimentação e bebidas tenha desacelerado de 2% em dezembro para 1,53% em janeiro, este foi o principal impacto entre os nove grupos que compõem o IPCA-15.

O indicador foi pressionado também pela energia elétrica. Em janeiro passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, com acréscimo de 3,4% na conta de luz. A energia elétrica foi o item individual que mais impactou a prévia da inflação de janeiro. O segundo maior impacto veio do gás de botijão, que teve alta pelo oitavo mês consecutivo.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Brasil encara México na semifinal do futebol em Tóquio

Em Londres, em 2012, o time formado por nomes como Neymar, Oscar, Lucas Moura, Ganso, Hulk, Thiago Silva e Marcelo foi superado na final pelos mexicanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha promove a primeira infância

A campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

Baixar arquivo
Economia

Com tempo frio e falta de chuvas agricultores acumulam perdas

A intensidade da geada deste ano foi histórica em várias regiões do país e o café foi a cultura mais impactada, com perdas que não se viam há 27 anos. Além do café, o milho, a cana de açúcar, batata e hortaliças também foram afetadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF pode dar direito às mulheres em ações sobre Planejamento Familiar

Duas ações que devem entrar na pauta do colegiado este semestre apontam para a inconstitucionalidade da lei em exigir a autorização do casal para a esterilização voluntária da mulher.

Baixar arquivo
Educação

No DF o passe livre estudantil volta a funcionar a partir desta quinta

A partir dessa quinta-feira, os estudantes da rede pública do Distrito Federal retornam, de forma escalonada, à sala de aula.

Baixar arquivo
Esportes

Vela: Martine Grael e Kahena Kunze fazem última regata nesta terça

Medalhistas de ouro na Rio 2016, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze vão em busca de medalha nesta terça-feira (3), à 0h33 (horário de Brasília), na última regata da classe 49er FX.

Baixar arquivo