Banco Central inicia primeira fase do open banking

Ideia é melhorar oferta de serviços bancários

Publicado em 01/02/2021 - 11:29 Por Sâmia Mendes - Brasília

Começa a ser implementado hoje o chamado Open Banking, que é o compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros.

A partir da troca de dados entre os bancos, os clientes terão acesso às informações levantadas pelas instituições financeiras; e poderão buscar outros bancos por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade. Essa é a ideia do Open Banking.

A implementação vai acontecer em quatro etapas. A segunda fase está prevista para 15 de julho; a terceira em 30 de agosto; e a quarta e última fase em 15 de dezembro.

Na etapa final, os bancos poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.

Inicialmente, o programa estava previsto para começar no fim de novembro do ano passado, mas foi adiado a pedido das próprias instituições financeiras. Alegaram o aumento dos serviços tecnológicos por causa da pandemia de covid-19, como as transações eletrônicas, o pagamento do auxílio emergencial e a implementação do Pix.

Para o consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Mardilson Fernandes Queiroz, o Open banking vai mudar o funcionamento do sistema financeiro.

E a mudança tem várias vantagens: a oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente; o aumento da concorrência; e a inclusão de brasileiros no sistema bancário.


 

Últimas notícias
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo