Conta de luz desacelera inflação em janeiro, que fica em 0,25%

Preços de alimentos e bebidas cresceram mais que o índice geral

Publicado em 09/02/2021 - 16:58 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Após quatro meses de altas escalonadas, a inflação desacelerou em janeiro, saindo de um pico de 1,35% para um avanço de 0,25%. No entanto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE, acumula alta de 4,56% nos últimos 12 meses.

Mais uma vez, os alimentos e bebidas pesaram no bolso do brasileiro. Mesmo com uma alta menos intensa do que a registrada em dezembro, eles subiram 1,02% em janeiro, apresentando a maior variação entre os grupos de produtos e serviços, e dando a principal contribuição para o índice geral.

E alguns produtos bastante presentes na mesa das famílias registraram altas significativas, como explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Com isso, o tomate e a cebola já ficaram 40% mais caros nos últimos 12 meses. No caso da batata inglesa, esse acumulo chega a 67% no período. O óleo de soja, mesmo caindo cerca de 1% em janeiro, praticamente dobrou de preço de um ano pra cá.

As carnes também tiveram um ligeiro recuo de 0,08%, mas que não compensou a alta de 3,58% registrada em dezembro. Por outro lado, a mudança da bandeira nas contas de energia elétrica, da vermelha para a amarela, baixou as tarifas em 5,60%, e esse foi o grande responsável por segurar o IPCA de janeiro.

O IBGE destaca, ainda, que o custo dos Transportes, grupo com o segundo maior peso no índice, desacelerou de 1,36% para 0,41%. Esse resultado se deve à queda de quase 20% nas passagens aéreas, compensada em parte pelo aumento de 2,13% nos combustíveis.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Vôlei masculino: Brasil perde para o Comitê Russo

Em dia infeliz, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu nesta quarta-feira (28) para o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/20.

Baixar arquivo
Economia

IBGE: inflação da indústria tem alta de 1,31% em junho

Com o resultado, o acumulado no ano atingiu 19,11%, maior patamar para o período de toda a série histórica, iniciada em 2014. A alta acumulada em 12 meses também foi recorde: 36,81%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer deve entregar 2 milhões de vacinas nesta semana

Ontem mais 1 milhão de doses chegaram no aeroporto de Campinas, em São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica já entregou ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) mais de 24 milhões das 200 milhões de doses.

Baixar arquivo
Geral

Massa de ar frio pode provocar até registro de neve no país

Apenas a região Nordeste não está na rota da massa de ar frio. Frente fria vai despencar as temperaturas em grande parte do país, provocando chuvas, geadas, temperaturas negativas e até um possível registro de neve.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Projeto Baleia Jubarte protege animais e promove turismo na Bahia

De julho a novembro, as baleias jubarte podem ser vistas no litoral da Bahia. Chegam para a reprodução.

Baixar arquivo