Demanda por bens industriais sobe 3,6% em dezembro, segundo Ipea
A demanda por produtos industriais avançou 3,6% em dezembro, na comparação com novembro. O indicador, que mede a produção industrial doméstica destinada ao mercado interno, acrescida das importações, foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta quarta-feira (03).
Segundo o Ipea, foi a oitava variação positiva seguida. Com o resultado, o quarto trimestre de 2020 registrou alta de 9,4%. Em relação a dezembro de 2019, a demanda interna por produtos industriais avançou ainda mais: 20,1%.
Na avaliação do técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Leonardo Carvalho, o setor industrial fechou 2020 em ritmo aquecido, após registrar retrações provocadas pela pandemia do novo coronavírus.
Ainda assim, o resultado acumulado no ano passado aponta queda de 5,2% e de 4,5% em 12 meses.
O detalhamento do resultado de dezembro ante novembro, revela que a demanda por bens de capital, um dos componentes dos investimentos, aumentou 99%, influenciado principalmente pelas importações de plataformas de petróleo ocorridas no período.
Ainda nessa base de comparação, houve alta tanto na demanda por bens intermediários, como por bens de consumo duráveis. Em contrapartida, bens de consumo semi e não duráveis mostraram queda.
Ainda de acordo com o Ipea, nas classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação avançou em dezembro, registrando alta de 2,5% sobre novembro. Já a demanda da indústria extrativa mineral cresceu 5,5% de um mês para o outro, após queda de 12% em novembro.
O consumo avançou em 14 dos 22 segmentos industriais, com destaque para equipamentos de transporte. Já em relação a dezembro de 2019, 18 segmentos registraram alta.