Em seu primeiro ano de atuação, o Sistema de Autorregulação do Crédito Consignado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aplicou sanções contra 238 correspondentes bancários devido a reclamações de consumidores. Nove deles foram proibidos de atuar na oferta do consignado. Atualmente existem mais de 50 mil correspondentes bancários no país.
Esse processo de sanção é feito a partir das reclamações realizadas pelos consumidores. Segundo a Febraban, esse sistema de autorregulação foi criado para aperfeiçoar o atendimento dos clientes de crédito consignado, dando transparência e combatendo o assédio comercial.
A principal ferramenta oferecida pelos bancos para evitar transtornos aos consumidores é o site naomepertube.com.br. Nele, o consumidor pode solicitar o bloqueio telefônico para oferta de empréstimos.
Em 2020, mais de 1,1 milhão de pessoas fizeram o pedido de bloqueio. A maior parte (30%) no estado de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (11%).
Segundo o Banco Central, a oferta de crédito consignado de forma inadequada está em 1º lugar no ranking de reclamações de serviços financeiros.
A adesão à autorregulação é voluntária. Participam hoje 34 instituições financeiras, que representam quase 99% dos créditos consignados no país.





