Inflação medida pelo IPC-S fica em 0,27% no mês de janeiro
A inflação nas quatro semanas de janeiro deste ano ficou em 0,27%, abaixo da taxa de 1,07% registrada no mesmo período de dezembro de 2020. Em todas as sete capitais do país, onde o Índice de Preços ao Consumidor Semanal das Capitais é apurado pela Fundação Getulio Vargas, o indicador caiu na mesma comparação. Já em relação à semana de 22 de janeiro, apenas Brasília registrou taxa mais alta.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV. O item tarifa de eletricidade residencial foi o que mais contribuiu para a queda da inflação nas quatro semanas de janeiro, conforme explicou o economista e coordenador do índice, André Braz.
Depois veio a queda nos preços das frutas, dos artigos de higiene e cuidado pessoal e das roupas e calçados.
Em contrapartida, os itens que mais subiram em janeiro foram passagem aérea, gasolina, mensalidades escolares e combo de telefonia, internet e TV por assinatura.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)