Licenciamento de veículos leves caiu 29,8% em relação a dezembro
O licenciamento de veículos leves em janeiro deste ano diminuiu em 29,8% em relação a dezembro do ano passado e teve uma queda de 11,8% em relação a janeiro de 2020.
Já o emprego na indústria automobilística variou positivamente, 2,1%, em relação a dezembro, mas apresentou uma queda de 3,5%, comparado a janeiro do ano passado.
Os dados foram apresentados agora há pouco em coletiva da Anfavea, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Esta é a primeira coletiva após o fechamento da fábrica da Ford no Brasil, no mês passado.
O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, contestou a afirmação do presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, de que o caminho do país seria focar no agronegócio, mineração e energia e deixar de lado a indústria manufatureira.
Moraes apresentou dados para comprovar a importância da indústria automobilística na arrecadação de impostos federais e disse que a desoneração seria pequena comparada aos impostos que a indústria paga.
Ainda de acordo com a Anfavea, os 120 mil empregos diretos na industria automobilística geram mais de um milhão de empregos indiretos.
Solicitamos posicionamento do Ipea a respeito, mas ainda não tivemos retorno.