Mais de 66% das famílias estão endividadas com cartão de crédito

De acordo com a CNC, esse é o 2º aumento consecutivo do indicador

Publicado em 18/02/2021 - 16:40 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

2021 começou com o número de famílias endividadas em alta. Essa parcela atingiu 66,5% dos brasileiros em janeiro, o que representa um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior e de 1,2% na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados constam na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada, nesta quinta-feira (18), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

De acordo com a CNC, esse é o segundo aumento consecutivo do indicador. Em contrapartida, o levantamento aponta queda na inadimplência, mesmo com a alta na parcela de famílias com empréstimos. Os endividados que informaram contas em atraso somaram 24,8% na pesquisa de janeiro, abaixo dos 25,2% registrados em dezembro. No entanto, o número ficou acima do verificado em janeiro de 2020, de 23,8%.

A mesma tendência foi observada nas famílias endividadas sem condição de quitar dívidas. Elas representaram 10,9% dos pesquisados na edição de janeiro, abaixo do patamar de dezembro, mas acima do registrado no primeiro mês de 2020.

A economista da CNC, Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, avalia que a conjuntura atual faz com que o crédito tenha um papel ainda mais importante na recomposição da renda. 

A pesquisa da CNC indica ainda que o cartão de crédito foi, mais uma vez, a principal modalidade de dívida, sendo citada por 80,5% das famílias endividadas em janeiro, maior patamar desde o início da pesquisa, em 2010. Em segundo lugar aparecem os carnês de compra, seguidos dos financiamentos de carro. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Brasil enfrenta Equador pelas Eliminatórias da Copa do Catar

A seleção deve entrar em campo com Alisson, Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho; Raphinha, Matheus Cunha e Vinícius Júnior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a bola rola para Equador x Brasil, Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo