logo Radioagência Nacional
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Inciativa é do Inmetro para evitar fraudes e prejuízos ao consumidor
Baixar
Leandro Martins
28/02/2021 - 13:07
Brasília
Postos de gasolina no Rio de Janeiro exibem o preço do combustível
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso. Além dos recentes aumentos de preços na gasolina e no diesel, os motoristas enfrentam outro problema, que pode passar despercebido: a adulteração nas bombas dos postos. O tanque do seu carro pode estar recebendo menos combustível do que você está pagando.

Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis, a Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, explica como acontecem as fraudes. 

Para tentar frear as fraudes eletrônicas que adulteram o volume do combustível entregue ao consumidor, o Inmetro vai implantar um dispositivo para certificação digital de bombas, nos postos de todo o país.

O objetivo é dificultar a ocorrência de fraudes eletrônicas, que ultrapassa R$20 bilhões por ano, segundo levantamento do setor.

A certificação digital vai permitir que o próprio consumidor, por meio de um aplicativo no celular, confirme que está levando a quantidade de combustível pela qual pagou na hora do abastecimento.

O chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno Couto, explica como será feita a verificação de possíveis fraudes na bomba de combustível. 

Segundo o Inmetro, o regulamento técnico está em fase final de implantação.

x