Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Inciativa é do Inmetro para evitar fraudes e prejuízos ao consumidor

Publicado em 28/02/2021 - 13:07 Por Leandro Martins - Brasília

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso. Além dos recentes aumentos de preços na gasolina e no diesel, os motoristas enfrentam outro problema, que pode passar despercebido: a adulteração nas bombas dos postos. O tanque do seu carro pode estar recebendo menos combustível do que você está pagando.

Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis, a Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, explica como acontecem as fraudes. 

Para tentar frear as fraudes eletrônicas que adulteram o volume do combustível entregue ao consumidor, o Inmetro vai implantar um dispositivo para certificação digital de bombas, nos postos de todo o país.

O objetivo é dificultar a ocorrência de fraudes eletrônicas, que ultrapassa R$20 bilhões por ano, segundo levantamento do setor.

A certificação digital vai permitir que o próprio consumidor, por meio de um aplicativo no celular, confirme que está levando a quantidade de combustível pela qual pagou na hora do abastecimento.

O chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno Couto, explica como será feita a verificação de possíveis fraudes na bomba de combustível. 

Segundo o Inmetro, o regulamento técnico está em fase final de implantação.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo