logo Radioagência Nacional
Economia

Proibição do Carnaval em Brasília preocupa ambulantes

Baixar
Gésio Passos
11/02/2021 - 21:18
Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (11), a proibição de realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos de 12 a 21 de fevereiro. Sem as festas nas ruas, milhares de ambulantes também perdem uma importante fonte de renda.
A ambulante Maria dos Santos trabalha com marido há mais de 12 anos no carnaval de Brasília vendendo bebidas. Ela afirma que o dinheiro garantia o sustento da família.
A vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Cristiane Carvalho Mendes, afirma que são mais de 2 mil pessoas trabalhando em eventos na capital. Ela diz que, sem o carnaval, a categoria terá muitas dificuldades para se manter.
Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas participaram do carnaval no Distrito Federal, gerando 20 mil postos de trabalho e injetando mais de R$ 200 milhões na economia.
A justificativa do governo para o cancelamento é a necessidade de evitar a propagação do novo coronavírus. Qualquer pessoa física ou jurídica que promover ou incentivar qualquer tipo de evento será penalizada. A multa prevista é de, no mínimo, R$ 20 mil.
Segundo o GDF, será feita uma força-tarefa para garantir a fiscalização. Órgãos do governo estão mapeando as denúncias para impedir festas irregulares, incluindo bares e restaurantes.
Segundo dados da Secretária de Saúde, até quarta-feira foram registrados mais de 282 mil casos de covid-19, com  4.649 mortes causadas pela doença no Distrito Federal.

 

x