Proibição do Carnaval em Brasília preocupa ambulantes

Publicado em 11/02/2021 - 21:18 Por Gésio Passos - Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (11), a proibição de realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos de 12 a 21 de fevereiro. Sem as festas nas ruas, milhares de ambulantes também perdem uma importante fonte de renda.
A ambulante Maria dos Santos trabalha com marido há mais de 12 anos no carnaval de Brasília vendendo bebidas. Ela afirma que o dinheiro garantia o sustento da família.
A vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Cristiane Carvalho Mendes, afirma que são mais de 2 mil pessoas trabalhando em eventos na capital. Ela diz que, sem o carnaval, a categoria terá muitas dificuldades para se manter.
Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas participaram do carnaval no Distrito Federal, gerando 20 mil postos de trabalho e injetando mais de R$ 200 milhões na economia.
A justificativa do governo para o cancelamento é a necessidade de evitar a propagação do novo coronavírus. Qualquer pessoa física ou jurídica que promover ou incentivar qualquer tipo de evento será penalizada. A multa prevista é de, no mínimo, R$ 20 mil.
Segundo o GDF, será feita uma força-tarefa para garantir a fiscalização. Órgãos do governo estão mapeando as denúncias para impedir festas irregulares, incluindo bares e restaurantes.
Segundo dados da Secretária de Saúde, até quarta-feira foram registrados mais de 282 mil casos de covid-19, com  4.649 mortes causadas pela doença no Distrito Federal.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paquetá inicia vacinação em massa contra covid-19

Começou hoje (20) a vacinação em massa contra a covid-19 da população da ilha de Paquetá a partir de 18 anos. A ação faz parte do projeto “PaqueTá vacinada”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem o objetivo de avaliar o

Baixar arquivo
Saúde

Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

Baixar arquivo
Saúde

Drive-thrus e megapostos de vacinação fecham segunda e terça em SP

Os dois dias vão ser destinados para vacinar as pessoas entre 50 e 59 anos que por algum motivo não conseguiram tomar a primeira dose da vacina na semana passada. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da Astrazeneca

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir deste domingo (20) mais 7 milhões e 600 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzida pela Fiocruz. 

Baixar arquivo
Política

Casa Civil faz balanço dos 900 dias do governo Bolsonaro

A Casa Civil divulgou nesse sábado um balanço positivo dos 900 dias de governo Bolsonaro. A nota destaca ações de combate à pandemia, como o envio de 110 milhões de doses de vacina e de 500 mil metros cúbicos de oxigênio a estados e municípios.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça proíbe desvio de 80% das águas do Rio Xingu para Belo Monte

Uma decisão da Justiça Federal no Pará proíbe o desvio de 80% das águas do Rio Xingu para turbinas da hidrelétrica de Belo Monte.

Baixar arquivo