Proibição do Carnaval em Brasília preocupa ambulantes

Publicado em 11/02/2021 - 21:18 Por Gésio Passos - Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (11), a proibição de realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos de 12 a 21 de fevereiro. Sem as festas nas ruas, milhares de ambulantes também perdem uma importante fonte de renda.
A ambulante Maria dos Santos trabalha com marido há mais de 12 anos no carnaval de Brasília vendendo bebidas. Ela afirma que o dinheiro garantia o sustento da família.
A vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Cristiane Carvalho Mendes, afirma que são mais de 2 mil pessoas trabalhando em eventos na capital. Ela diz que, sem o carnaval, a categoria terá muitas dificuldades para se manter.
Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas participaram do carnaval no Distrito Federal, gerando 20 mil postos de trabalho e injetando mais de R$ 200 milhões na economia.
A justificativa do governo para o cancelamento é a necessidade de evitar a propagação do novo coronavírus. Qualquer pessoa física ou jurídica que promover ou incentivar qualquer tipo de evento será penalizada. A multa prevista é de, no mínimo, R$ 20 mil.
Segundo o GDF, será feita uma força-tarefa para garantir a fiscalização. Órgãos do governo estão mapeando as denúncias para impedir festas irregulares, incluindo bares e restaurantes.
Segundo dados da Secretária de Saúde, até quarta-feira foram registrados mais de 282 mil casos de covid-19, com  4.649 mortes causadas pela doença no Distrito Federal.

 

Últimas notícias
Esportes

Brasil enfrenta Equador pelas Eliminatórias da Copa do Catar

A seleção deve entrar em campo com Alisson, Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho; Raphinha, Matheus Cunha e Vinícius Júnior.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a bola rola para Equador x Brasil, Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo