Proibição do Carnaval em Brasília preocupa ambulantes

Publicado em 11/02/2021 - 21:18 Por Gésio Passos - Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (11), a proibição de realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos de 12 a 21 de fevereiro. Sem as festas nas ruas, milhares de ambulantes também perdem uma importante fonte de renda.
A ambulante Maria dos Santos trabalha com marido há mais de 12 anos no carnaval de Brasília vendendo bebidas. Ela afirma que o dinheiro garantia o sustento da família.
A vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Cristiane Carvalho Mendes, afirma que são mais de 2 mil pessoas trabalhando em eventos na capital. Ela diz que, sem o carnaval, a categoria terá muitas dificuldades para se manter.
Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas participaram do carnaval no Distrito Federal, gerando 20 mil postos de trabalho e injetando mais de R$ 200 milhões na economia.
A justificativa do governo para o cancelamento é a necessidade de evitar a propagação do novo coronavírus. Qualquer pessoa física ou jurídica que promover ou incentivar qualquer tipo de evento será penalizada. A multa prevista é de, no mínimo, R$ 20 mil.
Segundo o GDF, será feita uma força-tarefa para garantir a fiscalização. Órgãos do governo estão mapeando as denúncias para impedir festas irregulares, incluindo bares e restaurantes.
Segundo dados da Secretária de Saúde, até quarta-feira foram registrados mais de 282 mil casos de covid-19, com  4.649 mortes causadas pela doença no Distrito Federal.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Unesco e multinacionais francesas lançam plano para Amazônia Central

O Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Amazônia Central prevê 118 ações. A  reserva foi criada em 2001 e engloba 30 municípios do Amazonas e um de Roraima, cobrindo 197 mil quilômetros quadrados, área equivalente a quase todo o estado do Paraná.

Baixar arquivo
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo