Proibição do Carnaval em Brasília preocupa ambulantes

Publicado em quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 - 21:18 Por Gésio Passos - Brasília

O governo do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (11), a proibição de realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos de 12 a 21 de fevereiro. Sem as festas nas ruas, milhares de ambulantes também perdem uma importante fonte de renda.
A ambulante Maria dos Santos trabalha com marido há mais de 12 anos no carnaval de Brasília vendendo bebidas. Ela afirma que o dinheiro garantia o sustento da família.
A vice-presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Cristiane Carvalho Mendes, afirma que são mais de 2 mil pessoas trabalhando em eventos na capital. Ela diz que, sem o carnaval, a categoria terá muitas dificuldades para se manter.
Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas participaram do carnaval no Distrito Federal, gerando 20 mil postos de trabalho e injetando mais de R$ 200 milhões na economia.
A justificativa do governo para o cancelamento é a necessidade de evitar a propagação do novo coronavírus. Qualquer pessoa física ou jurídica que promover ou incentivar qualquer tipo de evento será penalizada. A multa prevista é de, no mínimo, R$ 20 mil.
Segundo o GDF, será feita uma força-tarefa para garantir a fiscalização. Órgãos do governo estão mapeando as denúncias para impedir festas irregulares, incluindo bares e restaurantes.
Segundo dados da Secretária de Saúde, até quarta-feira foram registrados mais de 282 mil casos de covid-19, com  4.649 mortes causadas pela doença no Distrito Federal.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Mulheres sentem dificuldades para gerenciar home office e a casa

A dificuldade de gerenciar o volume de trabalho no home office e o acúmulo de atividades domésticas foram algumas causas relatadas pelas mulheres, para deixar o emprego formal.

Baixar arquivo
Internacional

OMS pede prioridade nas pesquisas sobre síndrome pós-Covid

Pacientes que tiveram a doença relatam sintomas que comprometem o cotidiano há meses, como cansaço ou sensação de falta de ar.

Baixar arquivo
Economia

PEC Emergencial será votada semana que vem no Senado

Se aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição que recria o auxílio emergencial prevê uma série de medidas de ajuste fiscal, como redução do orçamento mínimo da saúde e da educação e corte de salários de servidores em situações de emergência. 

Baixar arquivo
Geral

Caminhoneiros protestam contra bloqueio da ponte entre Brasil e Peru

A Ponte da União, no município de Assis Brasil (AC), está ocupada por cerca de cem imigrantes - a maioria haitianos - desde o último dia 14. A fronteira do país vizinho está fechada desde março para a entrada de estrangeiros, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Estados e municípios voltam a receber vacinas do Ministério da Saúde

Após alguns dias com escassez de doses de vacinas contra o coronavírus, estados e municípios voltaram a receber os imunizantes do Ministério da Saúde; e anunciam a retomada da vacinação. 

Baixar arquivo