Rio de Janeiro lança edital voltado para trabalhadores do carnaval
A Prefeitura do Rio de Janeiro está preparando um edital para apoiar os trabalhadores do carnaval de rua, afetados pelo cancelamento da festa, por causa da pandemia de covid-19. Serão distribuídos R$ 3 milhões para 125 propostas em 3 categorias: Origens, que vai contemplar a produção de minidocumentários e projetos de memória sobre o carnaval; estética, para premiar a fabricação de fantasias e adereços originais, e som, voltado aos músicos e compositores.
O secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, explica que os vencedores dessa última categoria serão reunidos em uma playlist que vai embalar a folia em 2022.
As inscrições para o edital serão lançadas em março, apenas para os grupos que saem no carnaval de rua. No caso das escolas de samba, a prefeitura prevê um outro edital, ainda em elaboração. O prefeito Eduardo Paes espera que a iniciativa seja um estímulo para evitar que os blocos saiam esse ano, e garantiu que as ruas estarão fiscalizadas para evitar aglomerações
Os grupos interessados em participar do edital devem representar blocos, fanfarras e outras manifestações culturais, que tenham o mínimo de três anos de existência no carnaval carioca. Os projetos serão selecionados por meio de cotas territoriais, para garantir que os investimentos cheguem a todas as regiões da cidade. A seleção também vai priorizar propostas que se comprometerem em repartir o recurso entre o maior número de pessoas.