Setor de serviços tem pior desempenho desde 2012
O setor de serviços registrou queda de 7,8% no acumulado do ano de 2020. O resultado é o pior série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em 2012. O indicador foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até então, a maior retração tinha sido em 2016, quando o setor fechou o ano com taxa negativa de 5%.
De acordo com a pesquisa, na passagem de novembro para dezembro, o indicador ficou estável, apontando uma leve queda de 0,2%, que interrompeu a sequência de 6 meses de alta. Já em relação a dezembro de 2019, o segmento caiu 3,3%.
O IBGE detalhou que, apesar do ganho acumulado de 18,9% em dezembro, o volume de serviços ainda se encontra 3,8% abaixo do patamar de fevereiro, quando as medidas de isolamento social para conter a pandemia ainda não tinham sido adotadas.
O levantamento mostra que, no acumulado de 2020, o indicador caiu em quatro das cinco atividades investigadas.
O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explica que as maiores pressões negativas vieram das atividades presenciais, que foram mais impactados pela pandemia de covid-19. O setor de serviços prestados às famílias registrou retração de 35,6% - reflexo da redução no desempenho de atividades como restaurantes, hotéis, serviços de bufê e promoção de eventos esportivos.
Também apresentaram redução recorde os segmentos de serviços profissionais, administrativos e complementares, além dos transportes. O resultado negativo foi observado ainda no volume dos serviços de informação e comunicação.
Apenas o segmento de outros serviços teve resultado positivo de 6,7%, impulsionado principalmente pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos ramos de corretoras e mercado financeiro.