Vendas do comércio varejista em dezembro teve pior desempenho de 2020

Queda foi de 6,1% com resultados negativos em todas as atividades

Publicado em 10/02/2021 - 13:11 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O volume de vendas do comércio varejista em dezembro teve o pior desempenho para o mês desde 2000. A queda foi de 6,1%, com resultados negativos em todas as dez atividades pesquisadas. No entanto, no acumulado do ano, o setor fechou com alta de 1,2%.

Já o varejo ampliado, que inclui também atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção teve queda  de 3,7% em dezembro e de 1,5% em 2020, após três anos consecutivos de alta. Os resultados da Pesquisa Mensal de Comércio foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE.

Na comparação com dezembro de 2019 houve alta de 1,2% e o acumulado em 2020 alcançou a quarta alta consecutiva, embora menor do que a dos anos anteriores. O resultado de dezembro foi o pior desde abril, no início da pandemia, que foi o mês com a queda mais intensa de 2020, superior a 17%.

Segundo o IBGE, a pandemia foi responsável por oscilações muito maiores no setor no ano passado. A inflação dos alimentos nos últimos meses de 2020 também teve uma forte influência no resultado, já que o setor de hiper e supermercados tem um grande peso no indicador. O setor cresceu 4,8% no acumulado do ano puxado também pelos gastos decorrentes do auxílio emergencial pago a população de baixa renda em função da pandemia. O resultado pior em dezembro também encontra resposta no fim do pagamento do auxílio, como explica o gerente da pesquisa Cristiano Santos.

No acumulado de 2020, quatro dos oito segmentos do varejo tiveram alta nas vendas, além de supermercados, alimentos, bebidas e fumo, também cresceram móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Na outra ponta, quatro setores tiveram desempenho negativo, combustíveis e lubrificantes; tecidos, vestuário e calçados, com mais de 22,% de queda, livros, jornais, revistas e papelaria, com retração de mais de 30% e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo