Brasil registra mais de 260 mil vagas de emprego formal em janeiro

Este é o melhor resultado para o mês desde 1992

Publicado em 16/03/2021 - 14:32 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Brasil registrou, em janeiro, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1992. O saldo total de empregos com carteira assinada no país foi positivo e fechou o primeiro mês do ano  com 260.353 novas vagas criadas. 

Os dados do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, que comemorou o resultado.

Houve um crescimento de 0,66% no total de empregos formais em relação a dezembro. Todos os setores econômicos criaram mais vagas que fecharam no primeiro mês de 2021. O destaque foi para Indústria, que criou mais de 90 mil novas vagas, seguida pelo setor de serviços, com mais de 83 mil novos postos de trabalho formal. O comércio, foi setor que menos cresceu, com mais de 9,8 mil novas vagas criadas.

O número total de empregos formais no país encerrou janeiro com 39,6 milhões carteiras assinadas. Com isso, ultrapassou, pela primeira vez, o total de empregos formais registrados antes da pandemia, numa diferença de 0,07% superior em relação a fevereiro de 2020.

A arquiteta do Distrito Federal Carolina Novais, de 27 anos, conseguiu em janeiro um serviço por encomenda, por tempo limitado, também conhecido como ''freela''. Mas o que ela quer mesmo é um emprego com carteira assinada.

Todas as cinco regiões do país apresentaram aumento no número de empregos criados, com destaque para região Sul e Centro-Oeste que tiveram crescimento acima de 1% se comparado com dezembro de 2020.

Já as regiões Norte e Nordeste apresentaram o pior desempenho, ambas com um aumento menor que 0,5% na criação de novas vagas. Em relação às 27 unidades da federação, apenas três registraram queda no número total de empregos formais, foram elas:  Alagoas, Paraíba e Rio de Janeiro.

Em termos relativos, os estados com maior variação positiva foram Mato Grosso, Santa Catarina e Goiás.

Já em relação ao salário médio no momento da contratação, o Caged registrou um aumento real de R$20 com o salário médio chegando a R$1.760, uma variação de 1,15% em relação a dezembro do ano passado.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Copa América: Brasil e Colômbia jogam nesta quarta-feira

Equador e Peru se enfrentam hoje (23) pela Copa América, às 18h. E às 21h, o Brasil joga contra a Colômbia. Os detalhes com Bruno Mendes.

Baixar arquivo
Esportes

Japão registra primeiro caso de covid-19 entre delegações olímpicas

Um treinador da equipe ugandesa testou positivo para covid-19, na chegada ao Aeroporto Internacional de Narita.

Baixar arquivo
Esportes

Dia Olímpico celebra aniversário de 127 anos do COI

Falta exatamente um mês para os Jogos Olímpicos de Tóquio. E também nessa data, 23 de junho, o COI, Comitê Olímpico Internacional, responsável pela realização das olimpíadas e paraolimpíadas de verão e de inverno, completa 127 anos.

Baixar arquivo
Geral

Governo diz que privatização da Eletrobras vai gerar emprego no Brasil

A aprovação pelo Legislativo do texto final da Medida Provisória da Eletrobras vai viabilizar a maior privatização do país, segundo o Ministério da Economia. 

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro registra nova linhagem do coronavírus

Uma nova linhagem do coronavírus foi detectada no município fluminense de Porto Real, divisa com o estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Viagem em meio à pandemia é tema da Semana Turismo para Todos

A pausa forçada obrigou o setor do turismo a refletir acerca de novas formas de promover experiências relacionadas às viagens.

Baixar arquivo