Desemprego em 2020 bateu recorde em 20 estados

Publicado em 10/03/2021 - 20:50 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Brasil fechou 2020 com uma taxa de desocupação recorde em 20 estados. O dado faz parte da Pnad Continua Trimestral, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tendência regional acompanhou a média nacional de desemprego, que subiu de 11,9% em 2019, para 13,5% no ano passado - maior patamar desde o início da série histórica da pesquisa em 2012. Os resultados, segundo o IBGE, refletem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho.

As maiores taxas de desocupação em 2020 foram observadas na Bahia, em Alagoas, Sergipe e no Rio de Janeiro; as menores em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

No intervalo de um ano, o Brasil perdeu mais de 7 milhões de postos de trabalho e, com isso, pela primeira vez, o contingente ocupado em todo o país não alcançou metade da população apta a trabalhar.

Em 15 estados, o nível de ocupação ficou abaixo dos 50%, com destaque para Alagoas, que registrou a menor taxa: 35,9%. Além disso, o Rio de Janeiro foi o único estado fora das regiões Norte e Nordeste onde o total ocupado não alcançou 50%.

De acordo com  a analista do IBGE, Adriana Beringuy, a queda na ocupação foi disseminada entre todos os trabalhadores.

Os informais - sem carteira assinada, empregadores sem CNPJ e os que trabalham por conta própria - foram os primeiros a sentir os efeitos da pandemia. A informalidade no país saiu de 38,7% em 2019 para 41,1% em 2020.

Já na passagem do terceiro para o quarto trimestre do ano passado, a taxa de desemprego recuou de 14,6% para 13,9%. Entre os estados, apenas cinco registraram queda nessa base de comparação: Minas Gerias, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Roraima.

Ainda segundo o IBGE, no último trimestre de 2020, a taxa de desemprego foi maior entre as mulheres. Pretos e pardos também engrossaram o contingente dos mais atingidos.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo