Funpresp lança programa de cashback com retorno para a aposentadoria

Os recursos obtidos vão ser transfeirdos para o fundo de previdência

Publicado em 16/03/2021 - 14:50 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O fundo de pensão dos servidores públicos federais lançou um programa de cashback que dá descontos em lojas parceiras, sendo o dinheiro transferido para o próprio fundo, como forma de engordar o valor poupado para a aposentadoria.

O chamado Cashback pode ser traduzido para o português como “dinheiro de volta” e é uma forma de o comércio atrair clientes que se popularizou primeiro nos Estados Unidos.

Ao se cadastrar num programa de Cashback, o cliente recebe parte do que comprou de volta em dinheiro, o que, na prática, funciona como um desconto. O Funpresp, o Fundo de Previdência complementar dos servidores públicos federais do Executivo e Legislativo, resolveu aderir a essa estratégia do comércio e, assim, aumentar a receita para o fundo de pensão. São 400 lojas parceiras que oferecem descontos que podem chegar a até 6% da compra, mas em muitos casos o benefício fica entre 1% e 3% do valor gasto.

Mas a educadora financeira Aline Rabelo opina que a medida é vantajosa caso o servidor não altere o padrão de consumo por isso. Ela também alerta que é preciso verificar se a loja que oferece o desconto via cashback não está, na verdade, cobrando mais caro pelo mesmo produto como forma de compensar o dinheiro devolvido.

Para receber parte do dinheiro de volta, o servidor ligado à Funpresp deve gastar mais de 30 reais na compra, além de se cadastrar no programa. Os valores transferidos ao Fundo podem ainda ser deduzidos do Imposto de Renda em até 12% dos rendimentos tributáveis do ano anterior.

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Doações por PIX chegam a R$ 92 milhões para o governo do RS

O governo gaúcho arrecadou, até o momento, mais de R$ 92 milhões em doações via Pix na campanha 'SOS Rio Grande do Sul'.

O estado reativou o canal de doações utilizado no ano passado, vinculado à conta bancária aberta pelo Banrisul.

Baixar arquivo
Geral

Maior navio de guerra da América Latina está no Rio Grande do Sul

O maior navio de guerra da América Latina chegou ao Rio Grande do Sul neste sábado (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo facilita importação de produtos usados para o RS

Pelos próximos 30 dias, as doações internacionais ao Rio Grande do Sul vão poder entrar no país sem dificuldades.

Baixar arquivo
Geral

Pelo menos 290 unidades de saúde afetadas pelas chuvas no RS

O Rio Grande do Sul terá mais três hospitais de campanha instalados pelo Ministério da Saúde.

Com isso, já somam cinco as unidades montadas nesta semana para auxiliar o estado que sofre com as enchentes provocadas pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético Mineiro faz treino aberto para doar renda ao RS

Na manhã de sábado (11), o Clube Atlético Mineiro realizou um treino aberto na Arena MRV, em Belo Horizonte, para ajudar as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Ligue 180 cria canal para atender mulheres vítimas das chuvas no RS

A Central de Atendimento à Mulher começou a prestar atendimento prioritário às vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo