Funpresp lança programa de cashback com retorno para a aposentadoria
O fundo de pensão dos servidores públicos federais lançou um programa de cashback que dá descontos em lojas parceiras, sendo o dinheiro transferido para o próprio fundo, como forma de engordar o valor poupado para a aposentadoria.
O chamado Cashback pode ser traduzido para o português como “dinheiro de volta” e é uma forma de o comércio atrair clientes que se popularizou primeiro nos Estados Unidos.
Ao se cadastrar num programa de Cashback, o cliente recebe parte do que comprou de volta em dinheiro, o que, na prática, funciona como um desconto. O Funpresp, o Fundo de Previdência complementar dos servidores públicos federais do Executivo e Legislativo, resolveu aderir a essa estratégia do comércio e, assim, aumentar a receita para o fundo de pensão. São 400 lojas parceiras que oferecem descontos que podem chegar a até 6% da compra, mas em muitos casos o benefício fica entre 1% e 3% do valor gasto.
Mas a educadora financeira Aline Rabelo opina que a medida é vantajosa caso o servidor não altere o padrão de consumo por isso. Ela também alerta que é preciso verificar se a loja que oferece o desconto via cashback não está, na verdade, cobrando mais caro pelo mesmo produto como forma de compensar o dinheiro devolvido.
Para receber parte do dinheiro de volta, o servidor ligado à Funpresp deve gastar mais de 30 reais na compra, além de se cadastrar no programa. Os valores transferidos ao Fundo podem ainda ser deduzidos do Imposto de Renda em até 12% dos rendimentos tributáveis do ano anterior.