Indicador que mede incerteza na economia cai pela terceira vez seguida

Publicado em 01/03/2021 - 16:43 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 9,2 pontos em fevereiro, para 128,2 pontos. 

Essa é a terceira queda consecutiva do indicador que, apesar disso, está 13 pontos acima do nível de fevereiro de 2020 - último mês antes do início das medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de covid-19.

O indicador - que mede a incerteza da economia a partir de informações coletadas nos principais jornais do país e com base nas expectativas do mercado financeiro sobre variáveis macroeconômicas - tem dois componentes, e ambos recuaram em fevereiro.

O componente de mídia, baseado na frequência de notícias com menção à incerteza, caiu para 122,2 pontos (-6,1 pontos). Já o de expectativas, baseado nas previsões dos analistas econômicos para os 12 meses seguintes, recuou para 140,5 pontos (-18,2 pontos).

Estudos indicam que choques de incerteza podem gerar impactos negativos nas empresas e nas famílias, pois desmotivam investimentos, inibem a produção e também a propensão ao consumo. Além disso, o crescimento da incerteza na economia reduz a eficácia da política monetária. Resultados preliminares obtidos no Brasil mostram que aumentos na taxa de juros, por exemplo, têm efeito reduzido no controle da inflação em tempos de grande incerteza.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo