Tabela de preços do frete mínimo é atualizada

Os novos valores usam como parâmetro o litro do diesel a R$ 4,25

Publicado em 03/03/2021 - 16:05 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que o diesel, combustível utilizado em veículos de carga, teve a quarta alta no preço do litro, desde o início do ano, a tabela de preços do frete mínimo de cargas foi atualizada nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial da União.

Segundo a publicação, a nova tabela leva em conta o litro do diesel nas bombas no valor de R$ 4,25, conforme a Agência Nacional do Petróleo.

O assessor executivo da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Marlon Maues, explica que a tabela de frete é um documento que viabiliza a negociação do serviço prestado pelo caminhoneiro.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a responsável pela tabela de frete. A lei prevê a atualização no preço do frete de carga sempre em janeiro e julho de cada ano. Segundo a agência reguladora, a lei determina, também, que os valores mínimos do piso sejam atualizados, “sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel”.

A Petrobras anunciou, nessa terça-feira (2), mais um reajuste no litro do combustível, que soma, este ano, mais de 30% de aumento.

A sequência de reajustes no preço do combustível, nas refinarias, fez com que o presidente Jair Bolsonaro determinasse a troca no comando da Petrobras. O presidente afirmou que não iria interferir na política de preços da estatal e indicou a troca na diretoria. Além disso, Bolsonaro determinou a retirada de impostos federais - PIS E COFINS - sobre o preço do óleo diesel durante os meses de março e abril deste ano.

Esta é a segunda atualização na tabela do frete em 2021. A primeira foi publicada em 19 de janeiro, para cumprir a data prevista em lei. De lá para cá, o diesel subiu no acumulado de 16%, de acordo com a ANTT.

A tabela do frete foi criada em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, que reivindicavam essa normatização, entre outros pontos. A paralisação durou dez dias e provocou desabastecimento nas prateleiras e filas para abastecer carros, em postos de gasolina.


 

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo