Pesquisa aponta que demora na vacinação reduz confiança na economia

Publicado em 28/04/2021 - 14:32 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ritmo da vacinação, considerado lento por 83% dos entrevistados, e a segunda onda da covid-19 diminuíram a confiança do brasileiro em uma melhora rápida da economia, afetada pela pandemia.

Isso é o que revela a terceira edição da pesquisa Os brasileiros, a pandemia e o consumo, da CNI, a Confederação Nacional da Indústria.

Foram ouvidas 2.010 pessoas, entre os dias 16 e 20 deste mês, 35% dos entrevistados ainda não foram imunizados, e não têm expectativa de serem vacinados esse ano.

O gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o ritmo da vacinação é visto como lento pela maioria da população e isso leva a uma expectativa de recuperação lenta da economia.

Para 71% das pessoas entrevistadas, a economia vai levar, pelo menos, um ano para se recuperar. Esse percentual é 10 pontos acima da última pesquisa, feita em julho do ano passado.

Entre os dados apurados, 32% dos trabalhadores ouvidos afirmaram que a renda diminuiu; e 14% perderam totalmente a renda, nos últimos 12 meses.

Sobre a abertura do comércio de rua, 61% dos entrevistados apoiam. Em julho de 2020, menos de 50% pensavam assim. Já o percentual de pessoas que eram contra a abertura de escolas e universidades, caiu de 72 para 49, nesse período.

Edição: Sâmia Mendes/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo
Educação

Língua Brasileira de Sinais ainda é pouco difundida no Brasil

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há 19 anos como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, ainda é pouco difundida no país. Quem não convive diretamente com essa parcela da população dificilmente aprende Libras. 

Baixar arquivo