Prorrogação do Imposto de Renda também vale para débitos com a Receita

Contribuintes terão até o fim e maio para pagar o DARF

Publicado em 29/04/2021 - 19:22 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a prorrogação da entrega da declaração do Imposto de Renda para 31 de maio, os contribuintes vão ter o mesmo prazo para pagar os débitos com a Receita Federal.

O DARF - que é a guia de pagamento do imposto - em cota única ou da primeira parcela, a devolução do auxílio emergencial, além de doações aos fundos da criança e adolescente e do idoso também poderão ser feitos no final de maio.

Quem já emitiu o boleto da DARF para pagamento do Imposto de Renda com vencimento em 30 de abril também vai poder deixar para pagar até 31 de maio, sem acréscimos ou multa. Nesse caso, não é preciso reimprimir ou fazer correções no boleto.

Uma nova versão do programa do Imposto de Renda já pode ser baixada no site da Receita, que já vem com as mudanças geradas pela prorrogação do prazo de entrega das declarações. 

O débito automático das quotas do Imposto de Renda também só vai começar no final de maio. Mas o cronograma de pagamento das restituições está mantido.

A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para evitar aglomerações e manter o distanciamento social nesse período de pandemia, diminuindo a propagação da covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo