Venda de livros cresce na pandemia, em fevereiro a alta foi de 18%

Publicado em 15/04/2021 - 16:16 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 3,7 milhões de livros foram vendidos em fevereiro deste ano, segundo pesquisa da Nielsen Brasil e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. O número representa um crescimento de 18,69% no volume de exemplares vendidos em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O segundo Painel do Varejo e Livros no Brasil mostra que o interesse pela leitura tem aumentado durante a pandemia. De acordo com o levantamento, houve aumento de 12,59% no indicador numérico do livro comercial, o que demonstra maior variedade de títulos vendidos. Só as obras de ficção cresceram 41% em volume, um acréscimo de mais de 600 mil exemplares em relação a 2020.

Para Marcos da Veiga Pereira,  presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros,  o crescimento nos números demonstra que durante a pandemia o brasileiro reaprendeu o prazer de ler.

A paixão pela leitura é uma tradição de família na casa da assistente social Cleysiane Silva, moradora de Ipatinga, Minas Gerais. Junto com as filhas, Cleysiane aproveita as horas a mais que ganhou devido ao isolamento social para ler.

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Marcos Pereira da Veiga, afirma que o setor tem uma grande oportunidade com a maior comercialização de livros, ao mesmo tempo que tem o desafio de conquistar novos leitores.  

O levantamento mostrou que o faturamento do mercado de livros em fevereiro foi de mais de 172 milhões de reais, valor que representa um aumento de 6,29% em comparação com o mesmo mês de 2020.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo