Aplicativo de mensagem inicia transferência de recursos entre usuários

Whatsapp faz cadastro de cartão de débito ou crédito para transação

Publicado em 05/05/2021 - 14:34 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma das gigantes da tecnologia entrou no mercado de pagamentos instantâneos do Brasil. O aplicativo de mensagens mais famoso do mundo, o Whatsapp, que é controlado pelo Facebook, começou permitir a transferência instantânea de recursos entre os usuários.

Inicialmente, a nova ferramenta está disponível para alguns clientes, mas a previsão é ampliar para todo o público, gradualmente, ao longo das próximas semanas. O aplicativo informa que não serão cobradas taxas para o serviço.

É preciso apenas cadastrar algum cartão de débito ou cartão pré-pago dos bancos associados ao aplicativo. Porém, nem todas as instituições financeiras ou bandeiras de cartão são parceiras do Whastapp neste primeiro momento. Também há limite para transferências, de R$5 mil por mês, sendo R$ 1 mil em uma única transferência e até 20 transações por dia. Cada banco associado pode ainda reduzir esses limites.

A entrada do Facebook, por meio do Whatsapp, no mercado de pagamento instantâneo do Brasil ocorre cerca de seis meses após o Banco Central lançar o PIX, em parceria com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos.

Agora, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo também vai disputar o mercado desse serviço no país. Segundo a pesquisa de opinião das empresas Mobile Time e Opinion Box, divulgada em fevereiro deste ano, o Whatsapp está instalado em 98% dos smartphones no Brasil. Sendo que 86% dos entrevistados usam a ferramenta todos os dias e 54% dizem ter interesse em usar o Whatsapp para transferências.

 

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo