Brasil cria 120,9 mil vagas de emprego com carteira assinada em abril

Resultado é 0,3% maior do que o registrado em março

Publicado em 26/05/2021 - 14:20 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil criou no mês de abril 120.935 novos postos de trabalho com carteira assinada. Um aumento de 0,3% em relação ao total de empregos de março.

E o total de novas vagas criadas em abril foi 31% menor que o total criado em março, quando foram registrados mais de 177 mil novos postos de trabalho formal, segundo o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgado nesta quarta-feira (26).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que a redução na criação de novos empregos, em abril, reflete o impacto da segunda onda da pandemia no mês passado.

“Nós criamos 1 milhão de empregos nos últimos 4 meses de 2020 e já estamos nos aproximando de mais 1 milhão de novo nos primeiros quatro meses do ano. O ritmo de criação de emprego continua, apesar do impacto em abril, quando as mortes atingiram o pico da segunda onda”, diz.

No acumulado do ano, de janeiro a abril, foram criadas mais de 957 mil novas vagas de emprego. Com isso, o país registra mais de 40,32 milhõesempregos com carteira assinada, número ainda inferior ao registrado em abril de 2015.

Em abril deste ano, todas as atividades econômicas apresentaram crescimento no saldo total de empregos, com o setor de Serviços criando mais vagas em números absolutos, 57 mil a mais que em março. Porém, em termos relativos, a Construção Civil apresentou os melhores números, com um crescimento de 0,93% em abril se comparado com março deste ano.

Entre as unidades da federação, apenas o Amapá, na região Norte, e Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, no Nordeste, apresentaram queda no total de empregos formais.

A região Centro-Oeste apresentou o maior crescimento relativo no saldo de empregos com carteira assinada, cerca de 0,6% a mais que em março. Goiás e Mato Grosso do Sul lideraram o crescimento na criação de novos empregos em relação ao mês anterior.

Já o salário médio do trabalhador, no momento da contratação em abril, foi de R$1.855. Valor 2,5% maior que em março, mas ainda cerca de 5% inferior ao valor médio dos salários registrado em abril de 2020, que foi de R$1.952, no momento da contratação.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo