Imposto de Renda 2021: saiba o que fazer se perdeu o prazo de envio

Mais de 3 milhões de declarações foram enviadas nesta segunda (31)

Publicado em 31/05/2021 - 23:34 Por Victor Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Quem perdeu o prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda tem que pagar multa a partir de R$ 165. E, mesmo assim, ainda precisa prestar contas ao leão, como explica o secretário especial da Receita Federal, José Tostes. Se essa pessoa tiver imposto a pagar, a primeira cota venceu nessa segunda (31). Então, ela vai ter mais uma multa, de 0,33% ao dia, sobre a cota não paga.

No começo da noite dessa segunda-feira (31), quando faltavam menos de seis horas para o fim do prazo, a equipe responsável pelo sistema do Imposto de Renda fez um balanço.

Este ano, o prazo para prestar contas ao leão, que costuma ser de dois meses, foi ampliado para três, por causa das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. Inicialmente, a expectativa era receber cerca de 32 milhões de declarações, mas ela foi superada e passou de 34 milhões. Dessas, mais de 3 milhões foram transmitidas nessa segunda-feira (31). Este ano, a declaração foi obrigatória para quem recebeu a partir de R$ 28.559 de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano passado.

O auditor fiscal responsável pelo Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, detalha que o número de documentos enviados aumentou devido ao grande volume de declarações retificadoras. São aquelas de pessoas que enviam a primeira versão incompleta e depois alteram.

Mesmo com essa prorrogação, o cronograma de restituições foi mantido. O primeiro lote foi liberado nessa segunda (31). O segundo será no dia 30 de junho; o terceiro, em 30 de julho; o quarto lote sai no dia 31 de agosto e o último lote de restituições do Imposto de Renda está previsto para ser pago no dia 30 de setembro.

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios fazem leilão de 701 mil itens a partir de segunda-feira (27)

São os chamados refugos, ou seja, produtos que continuam aos cuidados dos Correios, mesmo após várias tentativas de entrega aos destinatários.

Baixar arquivo
Geral

Novo aplicativo do Bolsa Família já tem 200 mil downloads

Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download nas lojas virtuais para os sistemas IOS e Android.

Baixar arquivo
Cultura

80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media. E mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional.

Baixar arquivo
Cultura

Nova edição da ViradaSP começa neste sábado em Mogi das Cruzes (SP)

Na programação de hoje estão apresentações do rapper Rael, da cantora Adriana Moreira e do cantor e contador de causos Rolando Boldrin, no quadro Rolando Prosa.

Baixar arquivo
Economia

Caixa inicia pagamento da sexta parcela do Auxílio Emergencial

Saques em dinheiro e transferências bancárias para quem nasceu em maio serão liberados no dia 8 de outubro. Valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Economia

Fim de ano pode gerar 94 mil vagas de empregos temporários, diz CNC

O cálculo é da CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Economista alerta que a previsão depende do controle da pandemia.

Baixar arquivo