Número de brasileiros endividados bate recorde histórico em abril

Dados já eram esperados, considerando os impactos da pandemia

Publicado em 04/05/2021 - 15:40 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de famílias endividadas no país registrou alta pelo quinto mês consecutivo, alcançando, em abril, 67,5%, o que representa um recorde histórico. O aumento ficou em 0,2 ponto percentual se comparado com o mês anterior e, 0,9, no confronto com igual período do ano passado. 

Os dados são da Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada, nesta terça-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a CNC, o resultado já era esperado, considerando os impactos da pandemia de covid-19 sobre a renda dos consumidores.

Apesar da alta no endividamento, a pesquisa aponta queda na inadimplência pelo oitavo mês consecutivo. Os endividados que informaram contas em atraso somaram 24,2% em abril, abaixo dos 24,4% registrados em março.

A mesma tendência foi observada no número de famílias endividadas sem condição de quitar dívidas. Elas representaram 10,4% dos pesquisados na edição de abril, índice ligeiramente abaixo do registrado no mês anterior e no quarto mês de 2020.

A economista da CNC, Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, cita as incertezas relacionadas à crise provocada pelo novo coronavírus e ao mercado de trabalho, bem como a retomada do auxílio emergencial em menor valor, como fatores que contribuíram para o resultado de abril. 

A pesquisa da CNC indica que o cartão de crédito segue como principal vilão do endividamento. A modalidade foi cotada por 80,9% das famílias com dívidas, um novo recorde. Em segundo lugar aparece o cheque especial, seguido do crédito consignado.

Edição: Vitória Elizabeth/Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo