Número de brasileiros endividados bate recorde histórico em abril

Dados já eram esperados, considerando os impactos da pandemia

Publicado em 04/05/2021 - 15:40 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de famílias endividadas no país registrou alta pelo quinto mês consecutivo, alcançando, em abril, 67,5%, o que representa um recorde histórico. O aumento ficou em 0,2 ponto percentual se comparado com o mês anterior e, 0,9, no confronto com igual período do ano passado. 

Os dados são da Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada, nesta terça-feira (4), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para a CNC, o resultado já era esperado, considerando os impactos da pandemia de covid-19 sobre a renda dos consumidores.

Apesar da alta no endividamento, a pesquisa aponta queda na inadimplência pelo oitavo mês consecutivo. Os endividados que informaram contas em atraso somaram 24,2% em abril, abaixo dos 24,4% registrados em março.

A mesma tendência foi observada no número de famílias endividadas sem condição de quitar dívidas. Elas representaram 10,4% dos pesquisados na edição de abril, índice ligeiramente abaixo do registrado no mês anterior e no quarto mês de 2020.

A economista da CNC, Izis Ferreira, responsável pela pesquisa, cita as incertezas relacionadas à crise provocada pelo novo coronavírus e ao mercado de trabalho, bem como a retomada do auxílio emergencial em menor valor, como fatores que contribuíram para o resultado de abril. 

A pesquisa da CNC indica que o cartão de crédito segue como principal vilão do endividamento. A modalidade foi cotada por 80,9% das famílias com dívidas, um novo recorde. Em segundo lugar aparece o cheque especial, seguido do crédito consignado.

Edição: Vitória Elizabeth/Renata Batista

Últimas notícias
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio arquiva denúncia de "rachadinhas" de Flávio Bolsonaro

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo considerou que houve o reconhecimento do STJ e STF de que os dados que embasaram a denúncia foram obtidos de forma ilícita.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: como salvar vidas no trânsito

Direção perigosa, não parar na faixa de pedestres e usar o celular ao volante são algumas das atitudes que colocam em risco a vida das pessoas no trânsito. Saiba como a campanha Maio Amarelo trabalha para conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito.

 

Baixar arquivo
Justiça

Cresce no Brasil número de falsos leilões na internet, diz associação

Segundo dados da Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo, desde março de 2020, ao menos 1.440 sites que hospedam falsos leilões foram identificados em todo país, contra 420 endereços de 2016 a 2019.

Baixar arquivo
Geral

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Olimpíada Brasileira do Oceano está com inscrições abertas

Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano.

Baixar arquivo