Produção industrial tem queda de 2,4% em março, segundo IBGE

Neste ano, o crescimento acumulado é de 4,4%

Publicado em 05/05/2021 - 12:34 Por Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira caiu 2,4% em março, intensificando a perda de 1% que havia sido registrada em fevereiro, e que reverteu o sinal do setor, depois de nove meses positivos. Ainda assim, a indústria acumula crescimento de 4,4% este ano. No entanto, nos últimos 12 meses, a queda é de 3,1%.

Com os resultados de março, o setor encontra-se 16,5% abaixo do seu melhor momento, registrado em maio de 2011.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (5) pelo IBGE.

De acordo com o gerente da sondagem, André Macedo, de maio do ano passado até janeiro deste ano, o setor havia acumulado ganhos de 40,1%, recuperando as perdas enfrentadas no começo da pandemia, e superando o patamar de fevereiro de 2020. Mas com as novas quedas, a indústria zerou esses ganhos

O recuo de março foi verificado em três das quatro grandes categorias econômicas, com destaque para os bens de consumo semi e não duráveis, que tiveram a perda mais intensa desde abril do ano passado, 10,2%. Apenas o setor produtor de bens intermediários avançou 0,2%.

Já na análise por segmentos, os resultados negativos atingiram 15 dos 26 ramos pesquisados. A principal influência negativa veio das indústrias de veículos automotores, reboques e carrocerias, que registraram queda de 8,4%, o terceiro desempenho negativo consecutivo, acumulando no período perdas de 15,8%.

Também no campo negativo, tem destaque o encolhimento de 14,1% nas atividades de confecção de artigos do vestuário e acessórios e de 11,2% na produção de couro, artigos para viagem e calçados.

Já na outra ponta, o principal impacto positivo foi o avanço de 5,5% na indústria extrativa. 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo