Quem está em homeoffice: atenção na declaração de imposto de renda

Publicado em 03/05/2021 - 18:42 Por Luísa Câmara* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Quais são as mudanças na declaração do imposto de renda para quem está trabalhando de casa e recebendo ajuda de custo das empresas em despesas como água e internet?

O conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade e coordenador da Comissão do Imposto de Renda, Adriano Marrocos, explica que o reembolso é uma indenização para serviços usados em casa que correspondem ao trabalho do empregado. Ele explica que há alguns pagamentos que são remuneratórios e outros que são indenizatórios, quando ele é indenizatório geralmente não está sujeito ao imposto de renda, mas não isenta de informar a receita.

Adriano Marrocos alerta sobre a importância do contribuinte guardar todos os documentos e comprovantes para evitar problemas futuros. "O contribuinte é obrigado a manter esses documentos em arquivo porque se ele cair na malha fina, que é o procedimento administrativo, ele precisa comprovar as despesas que ele declarou e os rendimentos que ele informou, então tem que ter provas e manter isso obrigatoriamente em arquivo no prazo de até 5 anos", detalha.

Esse tipo de reembolso costuma ser identificado nos informes entregues pelos empregadores no campo de rendimentos isentos e não tributáveis, identificado como “ajuda de custo “ou “outros”.

Lembrando que o prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda este ano foi prorrogado até o dia 31 de maio.

 

* Com supervisão de Sheily Noleto.

 

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enem 2021: candidatos podem abrir recurso para não pagar taxa

Para quem teve negado o pedido para isenção da taxa de inscrição do Enem 2021, é possível ainda tentar novamente. Até dia 18 de junho, o candidato que recebeu essa negativa pode recorrer na página do participante.

Baixar arquivo
Economia

RJ e ANP assinam acordo para ampliar fiscalização de royalties

Um convênio assinado entre o governo do estado e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai ampliar a fiscalização do pagamento pela União de royalties e participações especiais do setor de petróleo e gás do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo analisa se é possível prever quem permanece suscetível à covid

Liderado pelo Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, na Austrália, com colaboração da Fiocruz no Brasil, esse vai ser um subestudo da pesquisa Brace, que desde o ano passado investiga se a vacina BCG tem algum efeito atenuante sobre o novo coronavírus.

Baixar arquivo
Geral

RJ coleta DNA de familiares de pessoas desaparecidas

A expectativa da Secretaria de Estado de Polícia Civil é mais do que dobrar as amostras relacionadas a esse tipo de caso, no banco de perfis genéticos do Rio de Janeiro. Atualmente, há registros de cerca de 1.300 amostras.

Baixar arquivo
Economia

Serasa disponibiliza nova ferramenta para ajudar a identificar fraudes

O serviço de proteção de crédito Serasa agora permite que as pessoas consultem quais empresas estão buscando informações com base no CPF dos consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue

Com a pandemia declarada há mais de um ano, as doações tiveram queda de 10%, em 2020. Por isso, foi lançada, nesta segunda-feira (14), a campanha do Ministério da Saúde, para incentivar mais doadores de sangue.

Baixar arquivo