71% dos bares e restaurantes sofrem com dívidas, aponta associação

Prejuízo já teria passado dos R$ 341 bi

Publicado em 16/06/2021 - 17:50 Por Luísa Câmara* , da Rádio Nacional - Brasília

Quinze meses após o início da pandemia no Brasil, 71% dos estabelecimentos do segmento de “Alimentação Fora do Lar", que incluem como bares e restaurantes, sofrem com o acúmulo de dívidas, conforme dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Comerciantes relatam que, por causa do número reduzido de pessoas que consomem nos estabelecimentos, foi necessário implementar o sistema de entrega, o delivery. Mesmo assim, os lucros não aumentaram.

Esse é o caso da Quelma Bezerra, gerente de restaurante localizado na área central de Brasília. Ela relata que o movimento caiu muito e, para não fechar, foi necessário fazer empréstimos bancários.

Restrições

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, o problema vai além da ausência de clientes. Também existem as restrições de funcionamento.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as atividades turísticas, que incluem o setor alimentício, já somam um prejuízo de mais de R$ 341 bilhões.

* Estagiária sob supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

MCTI investe em pesquisa para transplante de órgãos suínos em humanos

O processo é chamado de xenotransplante e atualmente utiliza porcos geneticamente modificados para pesquisas. De acordo com especialistas, talvez seja possível a utilização em humanos de rins, coração, fígado, além de enxerto de pele. 

Baixar arquivo