Indicador de felicidade da FGV cai e é o menor da série histórica

Publicado em 15/06/2021 - 16:16 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A desigualdade no Brasil alcançou nível recorde desde o início da pandemia da covid-19, há pouco mais de um ano. Ao mesmo tempo, os indicadores de felicidade chegaram, ao longo desse período, ao menor patamar. As conclusões fazem parte da pesquisa Bem-Estar Trabalhista, Felicidade e Pandemia, divulgada nesta terça-feira pela FGV Social, centro de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas.

O levantamento mostra a escalada da desigualdade a partir da diminuição da renda obtida com o trabalho e o aumento das percepções negativas. E revela que os impactos foram sentidos de maneira mais intensa pela parcela mais pobre da população.

O índice de Gini, que mede a concentração de renda, atingiu, nos primeiros três meses desse ano, o nível mais elevado da série histórica, iniciada em 2012. E enquanto a população em geral viu a renda média encolher 10,89% em um ano, os mais pobres perderam quase o dobro: 20,81%.

Os indicadores de felicidade também recuaram no país, em especial entre os mais vulneráveis. Para mensurar a felicidade, a FGV faz uma pesquisa de forma a avaliar a satisfação com a vida presente. Entre os 40% mais pobres, a queda foi 0,8 ponto; enquanto entre os 20% mais ricos, houve ligeira alta, de 0,1 ponto.

De acordo com Marcelo Neri, diretor da FGV Social e  autor do estudo, as perdas de postos de trabalho e, consequentemente de renda, foram determinantes nesse processo, já que estão diretamente relacionadas ao bem estar.

A queda na percepção de felicidade no Brasil foi maior do que a média registrada em 40 países, segundo dados processados por uma empresa norte americana de pesquisa de opinião e analisados pela FGV. Em 2020, o Brasil encerrou o ano com nota de 6,1, o menor ponto da série histórica iniciada em 2006. No restante do mundo, o índice permaneceu relativamente estável.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paes diz que Rio deve receber lote de vacinas ainda nesta segunda (26)

Por falta de estoque, desde a última sexta-feira (23) está interrompida a aplicação da primeira dose no Rio. 

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Imunização recebe lotes de vacinas contra covid

Ao longo deste semana o Programa Nacional de Imunização vai receber várias remessas de vacina contra a covid-19. Os envios começaram já na última sexta-feira, com a entrega de 3,8 milhões de doses de vacina Astrazeneca, da Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra o intervalo ideal entre vacinas da Pfizer

Universidade de Oxford aponta que um tempo maior entre as duas doses desta vacina contra a covid-19 pode garantir mais anticorpos. Porém, causa uma proteção menor a curto prazo devido à distância entre a 1ª e a 2ª dose.

Baixar arquivo
Geral

Niterói terá projeção de desenhos em homenagem ao Dia dos Avós

As exibições ocorrem na noite desta segunda-feira (26) no Caminho Niemeyer e no Museu de Arte Contemporânea (MAC). As imagens utilizadas na apresentação foram desenhadas por cerca de 850 crianças de quatro escolas de Niterói.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados podem emitir certificado de vacinação em mais dois idiomas

O certificado não tem validação internacional, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, uma vez que não há ainda uma uniformidade de regras entre todos os países sobre a vacinação contra covid.

Baixar arquivo
Esportes

Roger Machado quer força máxima contra Criciúma nesta terça-feira

O Tricolor enfrenta o Criciúma, às 19h15min, no Heriberto Hülse, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Baixar arquivo