Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares

Publicado em 18/06/2021 - 15:03 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários tem preocupado instituições de segurança e até o Procon de São Paulo. Nesta semana, o órgão de defesa do consumidor notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

O Procon solicitou das empresas informações como laudos técnicos de garantia de segurança no desbloqueio e acesso a informações de segurança; Providências tomadas pela empresa relacionadas à identificação de possíveis problemas de quebra de segurança de acesso; Forma de recepção, tratamento e armazenamento aplicados aos dados fornecidos pelos usuários, no momento da habilitação dos respectivos aparelhos; sistemas de bloqueio e rastreamento, entre outras.

A intenção é que o consumidor seja avisado sobre possíveis vulnerabilidades. E, como explica o diretor executivo do Procon de São Paulo, Fernando Capez, quando não houver orientações de segurança, empresas e bancos também poderão ser responsabilizadas. Segundo Capez, as quadrilhas roubam celulares não para vender, mas para que hakers possam acessar senhas e informações bancárias de usuários.

A Samsung informou que recebeu a notificação no dia 16 de junho e responderá ao Procon no prazo adequado. Reforçou seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários.

A empresa Motorola disse em nota que recebeu o ofício do Procon e vai analisar questionamentos para retorno no prazo solicitado.

A Apple disse que não vai comentar o assunto.

Edição: Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo