logo Radioagência Nacional
Economia

Aeroportos e rodoviárias têm aumento de vendas no 1º semestre de 2021

Baixar
Leandro Martins
02/07/2021 - 16:15
Brasília

O mês de julho chegou, e mesmo com o frio em boa parte do país, com as férias escolares, e mais pessoas vacinadas contra a Covid19, a procura por passagens para viajar de ônibus e avião está aumentando.

Para quem já está imunizado contra o coronavírus, mas vai continuar seguindo todas as precauções de segurança como uso de máscaras e álcool gel, é uma oportunidade de fazer as malas e descansar; claro, sem aglomerações.

Letícia Kitagawa, conselheira da Abrati – a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – afirma que o setor comemora o reaquecimento na venda de passagens, depois de tanto tempo de prejuízo por causa da pandemia. O aumento foi 20% a 30% na compra de passagens de ônibus em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Segundo Letícia Kitagawa, as empresas de ônibus obedecem aos protocolos de segurança, como vacinação dos profissionais, pulverização das cabines, obrigatoriedade do uso de máscaras durante toda a viagem, e cuidados de higienização. Ela conta que os destinos mais procurados neste momento são as praias, principalmente as do nordeste do país. Mas as serras também costumam receber muitos turistas no inverno, como a cidade de Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

Nesta época, a movimentação nos aeroportos do país também está maior. Segundo dados de movimento dos terminais da Rede Infraero, os voos comerciais regulares devem receber cerca de três milhões e meio de passageiros durante o período das férias escolares, até o dia dois de agosto. A gerente de Gestão de Aeroportos da Infraero, Tayse Brandão, informa que esse número representa um acréscimo de 900 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano de 2020.

Lembrando que os cuidados contra a covid no setor aéreo também continuam, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais.

x