DF: empresários criticam oferta informal de marmitas e comidas de rua

Publicado em 21/07/2021 - 15:12 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A venda de alimentos nas ruas garante o sustento de muitos trabalhadores informais, que não conseguem entrar no mercado de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, provoca a reclamação do setor bares e restaurantes, que se queixa da perda de movimento em seus comércios.

Os empresários de bares e restaurantes, a alimentação informal não paga impostos, nem tem fiscalização sanitária e assim se torna uma concorrência desleal. É o que alega o presidente do Sindhobar, o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Silva: "O ambulante que está na rua não tem compromisso com nada, nem mesmo com a segurança alimentar."

Para tentar uma solução, empresários do setor no Distrito Federal pedem um plano de combate ao crescimento na oferta informal de marmitas e comidas de rua.

Mas, o setor de comércio de alimentação de rua também gera emprego, renda, sustento para a família, e ainda paga imposto como o MEI, o Microempreendedor Individual, como explicou Luciomar Avelino, empreendedor ambulante há dez anos, em Brasília.

Em 2016, o país já registrava meio milhão de brasileiros atuando como ambulantes de alimentação. E com a chegada da pandemia de covid, que impactou o mercado de trabalho formal, esse número aumentou. Em junho deste ano, um levantamento da Associação Nacional de Restaurantes, em parceria com a consultoria Galunion e com o Instituto Foodservice Brasil, revelou que 71% dos bares e restaurantes brasileiros já têm dívidas por conta da pandemia .

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo