DF: empresários criticam oferta informal de marmitas e comidas de rua

Publicado em 21/07/2021 - 15:12 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A venda de alimentos nas ruas garante o sustento de muitos trabalhadores informais, que não conseguem entrar no mercado de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, provoca a reclamação do setor bares e restaurantes, que se queixa da perda de movimento em seus comércios.

Os empresários de bares e restaurantes, a alimentação informal não paga impostos, nem tem fiscalização sanitária e assim se torna uma concorrência desleal. É o que alega o presidente do Sindhobar, o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília, Jael Silva: "O ambulante que está na rua não tem compromisso com nada, nem mesmo com a segurança alimentar."

Para tentar uma solução, empresários do setor no Distrito Federal pedem um plano de combate ao crescimento na oferta informal de marmitas e comidas de rua.

Mas, o setor de comércio de alimentação de rua também gera emprego, renda, sustento para a família, e ainda paga imposto como o MEI, o Microempreendedor Individual, como explicou Luciomar Avelino, empreendedor ambulante há dez anos, em Brasília.

Em 2016, o país já registrava meio milhão de brasileiros atuando como ambulantes de alimentação. E com a chegada da pandemia de covid, que impactou o mercado de trabalho formal, esse número aumentou. Em junho deste ano, um levantamento da Associação Nacional de Restaurantes, em parceria com a consultoria Galunion e com o Instituto Foodservice Brasil, revelou que 71% dos bares e restaurantes brasileiros já têm dívidas por conta da pandemia .

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo